Existem muitas mudanças do primeiro para o segundo trimestre de gravidez? Qual o aumento de peso adequado face ao gradual crescimento do bebé? Conheça as principais recomendações para a alimentação da grávida das 13 às 16 semanas.
Alimentação da grávida das 13 às 16 semanas
Pergunta do mês
Existem muitas mudanças do 1º para o 2º trimestre de gravidez?
Existem algumas. O seu bebé está a crescer e a desenvolver-se e, como tal, as suas necessidades energéticas aumentam ligeiramente.
As recomendações referem um aumento de cerca de 340 kcal por dia (face ao recomendado para a mulher não grávida), o que na prática acaba por se traduzir em menos do que se pensa:
- Um acréscimo de 1 pacote individual de leite (200 ml) MAIS 2 peças de fruta MAIS duas fatias de pão mistura, por exemplo.
A partir deste 2º trimestre é também expectável o aumento de peso da grávida em cerca de 400 g por semana para grávidas com índice de massa corporal (IMC) normal antes da gestação.
Adicionalmente, podem também aparecer alguns sintomas que são característicos desta fase da gravidez, como a azia.
Nutriente em destaque na alimentação da grávida das 13 às 16 semanas
Iodo
A ingestão adequada de iodo durante a gravidez é essencial para assegurar as necessidades da grávida, para a maturação do sistema nervoso central do bebé, para o seu adequado desenvolvimento cognitivo e geral, e para a produção das hormonas tiroideias.
O bebé só consegue sintetizar hormonas tiroideias de uma forma significativa a partir do meio da gravidez pelo que depende da mãe para lhe fornecer iodo até às 20 semanas de gestação.
Assim, nesta fase, o bebé ainda é incapaz de o fazer. É então muito importante garantir a ingestão adequada de iodo (peixe, leguminosas, leite, sal iodado) e considerar inclusivamente a suplementação.
4 Conselhos na alimentação da grávida das 13 às 16 semanas
1. Evitar alimentos com muita gordura
Para além de não serem ideais numa alimentação saudável, estes alimentos também atrasam o esvaziamento gástrico e aumentam a probabilidade de sofrer azia.
2. Educar com sabores
A partir da 12ª semana, o bebé já é capaz de engolir líquido amniótico, e por isso sentir os aromas da alimentação da mãe. Por este motivo a gravidez é uma janela de oportunidade para o seu bebé conhecer vários sabores e aumentar a aceitação quando começar a comer.
3. Vegetais de folha escura e leguminosas em pequenas porções
A suplementação em ácido fólico termina muitas vezes na 12ª semana, pelo que deve continuar a consumir alimentos que sejam fonte deste nutriente.
4. Atenção à cafeína
O aumento do cansaço torna o café mais apelativo, contudo, como a cafeína passa através da placenta para o bebé, recomenda-se moderação.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.