Com a aproximação do fim da gravidez, o aumento do peso, o cansaço acumulado e a ansiedade provocada pela aproximação da data do parto podem deixá-la sem apetite. Conheça as principais orientações para a alimentação da grávida das 37 às 42 semanas e que a vão ajudar a superar alguns sintomas como a dificuldade em conciliar o sono e a preparar-se para o parto.
Alimentação da grávida das 37 às 42 semanas
Pergunta do mês
O que fazer para dormir bem no fim da gravidez?
Na reta final da gravidez, o descanso começa a ficar comprometido, quer por dificuldades de posição, quer pela ansiedade. Assim, para além de relaxar e encontrar soluções que aconcheguem a barriga, existem alimentos que podem ter um papel importante na qualidade do sono.
Estes alimentos são essencialmente os alimentos ricos em triptofano, um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro para produzir serotonina, que regula o sono, e melatonina, uma hormona que induz o sono e promove a sua boa qualidade.
Nutriente em destaque na alimentação da grávida das 37 às 42 semanas
Vitamina K
A vitamina K tem um papel central na coagulação do sangue, sendo por isso de grande importância na reta final para preparação do momento do parto. Como ajuda na coagulação, evita a hemorragia, e promove ainda a cicatrização e a diminuição do risco de hematomas.
Para além disso tem também um papel importante na manutenção da saúde óssea e no crescimento celular. De entre as fontes de vitamina K salientam-se os vegetais de folha verde e a fruta.
4 Conselhos na alimentação da grávida das 37 às 42 semanas
1. Consumir vegetais de folha verde
Agriões, couve, espinafre, nabiça são tudo bons exemplos de fontes de vitamina K que deve incluir na sua alimentação.
2. Não esquecer o kiwi
O kiwi é uma boa fonte de vitamina K, mas também de vitamina C (mais do que a laranja) e por isso excelente no reforço da imunidade.
3. Não esquecer os frutos secos
Os frutos secos são dos alimentos mais ricos em triptofano e para além disso são também ricos em magnésio, que têm um papel importante na formação da serotonina e no relaxamento muscular.
4. Beber infusão de camomila
Para além de não ter cafeína, a infusão de camomila possui mesmo propriedades calmantes (devido ao antioxidante apigenina). Prefira as saquetas que se vendem nos supermercados em vez de fazer você mesma a infusão, por questões de segurança de dose e microbiológica.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.