Será que a grávida pode comer carne malpassada? A carne malpassada pode ter riscos para o bebé ou é apenas um mito da gravidez? Conheça as respostas neste artigo.
Carne malpassada na gravidez
Grávida pode comer carne malpassada?
Não é recomendável. Mesmo que prefira a carne malpassada é muito importante que durante a gravidez evite carne mal cozinhada (assim como peixe), pelo risco de intoxicação alimentar.
Que intoxicações alimentares podem ser transmitidas pela carne malpassada?
A carne malpassada pode levar à contaminação com o parasita da toxoplasmose, com salmonela e/ou com bactérias coliformes, tendo em conta que, não havendo um tempo/temperatura de confeção adequados, estes não são destruídos.
As intoxicações alimentares com carne malpassada têm riscos para o bebé?
Depende. Existem microrganismos que podem afetar o bebé (porque têm a capacidade de atravessar a placenta) e outros que não. Contudo, podendo ou não afetar diretamente o bebé, as intoxicações alimentares são sempre situações bastante sensíveis durante a gravidez.
No caso particular da toxoplasmose existe sim a possibilidade de o bebé ser afetado (inclusivamente os riscos são bastante superiores para o bebé do que para a mãe).
Se a mulher grávida for infetada e a infeção for transmitida ao feto, poderá resultar num aborto espontâneo ou na ocorrência de toxoplasmose congénita (que pode ter sintomas graves, levando por vezes a anomalias graves e atraso mental).
Alguns conselhos para uma alimentação segura na gravidez
1. Não usar os mesmos utensílios (por exemplo facas e tábuas) para manusear carnes cruas e cozinhadas sem que estes sejam bem limpos.
2. Congelar e descongelar a carne convenientemente.
3. Ter atenção à higienização das mãos (água quente e sabão) enquanto está a manusear carnes cruas ou cozinhadas.
4. Se tiver carnes cruas a marinar certificar-se de que estas estão num recipiente fechado, para evitar que o liquido escorra para outros alimentos.
5. Sempre que for a um restaurante pedir a sua carne bem passada e confira sempre o ponto antes de começar a comer. Se não lhe parecer adequado, não ter “vergonha” de solicitar que a carne seja melhor cozinhada.
6. Ter atenção a “churrascos”, já que é normal que a carne pareça bastante cozinhada por fora, mas esteja crua por dentro.
Veja como ultrapassar os enjoos e falta de apetite na gravidez, como combater a prisão de ventre de modo natural na gravidez.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez, descobrir a data provável para o parto e acompanhar o desenvolvimento do seu bebé.