Como saber se está a perder líquido amniótico é uma dúvida muito comum, particularmente no 3.º trimestre da gravidez, com a aproximação da data do parto. É mais provável que note a perda do líquido se estiver deitada já que, quando está deitada ou sentada, a cabeça do bebé atua como uma rolha e bloqueia a saída, ainda que temporariamente.
Nas últimas semanas da gravidez, a crescente pressão exercida pelo peso do bebé sobre a bexiga pode dar origem a perdas involuntárias de urina sem que isso signifique que está a perder líquido amniótico.
Mas a perda de líquido também pode ser um sinal de rutura da bolsa de águas e, por esse motivo, deve ser comunicada ao médico. Contudo, na maioria dos casos, é apenas perda de urina.
Como distinguir entre perda de urina e perda de líquido amniótico?
- Esvazie a bexiga, faça a sua higiene intima e coloque um penso higiénico. Durante cerca de meia hora exercite-se. Caminhe, sente-se, levante-se e, passando esse tempo, observe o penso higiénico. Se estiver molhado, é sinal de que há uma perda. Se for urina, a cor é amarelada e com cheiro mais ou menos intenso (o odor da urina assemelha-se a amoníaco), se for líquido amniótico é transparente e sem cheiro (o líquido amniótico tem um odor menos agressivo e mais doce que a urina).
- Outra forma de de saber se as membranas amnióticas se romperam é quando a perda é contínua (umas gotas constantes ou um fluxo abundante) e o líquido pálido, da cor da palha (ver Rutura prematura de membranas).
- Outro teste: pode tentar impedir que o líquido saia contraindo os músculos pélivos (exercícios de Kegel). Se o fluxo parar, é urina. Se não, é líquido amniótico. É mais provável que note a perda do líquido se estiver deitada porque quando está deitada ou sentada, a cabeça do bebé atua como uma rolha e bloqueia a saída temporariamente. Se a rutura das membranas ocorreu perto do colo do útero, o fluxo será mais abundante do que se tiver ocorrido mais acima. Se tiver alguma dúvida, ligue ao seu médico.
Confirmação da perda de líquido amniótico
Através da ecografia, é possível avaliar o volume do líquido amniótico e, a partir dessa análise em conjunto com a idade gestacional, determinar o que pode ser feito para prolongar a gestação, mantendo o bem-estar materno e fetal.
Igualmente importante, é estar atenta aos movimentos do bebé. Se diminuírem, deve ir ao médico para se certificar que está tudo bem.
Caso esteja a perder líquido amniótico e ainda não estiver no 3.º trimestre da gravidez, procure ser vista com urgência por um profissional,