Durante o primeiro mês da sua gestação é provável que já comece a sentir-se grávida. Para além dos sintomas iniciais da gravidez, também pode notar ligeiras perdas de sangue.
Mas é normal haver pequenos sangramentos no início da gravidez? Conheça as causas de que podem estar na origem de pequenas perdas de sangue na fase inicial da gravidez e o que fazer.
Pequenos sangramentos no início da gravidez
Pequenos sangramentos no início da gravidez são motivo de preocupação?
Se está grávida e, numa ida ao wc, se deparou com uma mancha de sangue na roupa interior, não entre em pânico.
É natural que fique ansiosa. O sangramento na gravidez deva ser comunicado ao médico que a acompanha para que este avalie devidamente a situação e faça o correto diagnóstico.
Se não tem câimbras ou dores abdominais intensas, essa perda ligeira de sangue não deverá constituir motivo para preocupações.
Possíveis causas dos pequenos sangramentos no início da gravidez
Na maior parte das situações, uma ligeira perda de sangue deve-se a um acontecimento perfeitamente explicável:
1. Nidação
A implantação do embrião na parede do útero, ou nidação, ocorre entre 5 e 10 dias após a conceção, ou seja, uns dias antes do dia em que contava com o período menstrual. Trata-se de um fluxo mais ligeiro do que o fluxo menstrual, podendo durar apenas algumas horas, ou alguns dias.
2. Relações sexuais
Durante a gravidez o colo do útero está irrigado, podendo ficar sensível durante as relações sexuais, resultando numa ligeira perda de sangue.
3. Um exame pélvico interno ou a realização de um papanicolau
Pelos mesmos motivos acima descritos, a realização de um exame vaginal pode irritar o colo do útero, causando um sangramento ligeiro.
4. Infeção da vagina ou do colo do útero
Estando inflamados ou irritados, as paredes da vagina ou o colo do útero podem sangrar.
5. Hemorragia subcoriónica
Pode haver acumulação de sangue entre a placenta e a membrana fetal externa, ou membrana coriónica. Esta acumulação pode causar uma ligeira hemorragia. Na maior parte dos casos passa por si mesma.
Sinais e sintomas
Cerca de 20% das grávidas têm alguma perda de sangue durante a gravidez sem consequências relevantes. Nuns casos observa-se uma mancha de muco acastanhada ou rosada, noutros casos uma pequena quantidade de sangue vermelho. Nalgumas mulheres isto repete-se várias vezes ao longo da gravidez, noutras manifesta-se num único momento.
Medidas a tomar face a pequenos sangramentos no início da gravidez
Se a perda é pequena e não é acompanhada de dores fortes ou câimbras abdominais, não deve haver motivo de preocupação. No entanto, se estiver muito ansiosa, contacte o seu médico, o qual lhe dirá o que fazer. Este pode querer vê-la para verificar o batimento cardíaco do bebé, ou aconselhar a realização de uma ecografia.
Se a hemorragia aumentar em volume, ou sentir contrações ou dores fortes, aí sim, deve contactar o seu médico o quanto antes. Se não conseguir contactar o seu médico, deite-se, pois a indicação de repouso absoluto é uma medida consensual.
Leia também o artigo Sangramento no início da gravidez.