Incómodos do 2º trimestre da gravidez (14ª à 26ª semana). Durante os 9 meses da gestação ocorrem diversas mudanças no corpo que suportam o desenvolvimento do seu bebé ao mesmo tempo que se prepara para o parto e para a amamentação.
Durante este trimestre poderá sentir um maior interesse pela sua vida sexual. As alterações hormonais e a evolução do seu corpo podem causar alguma perda de apetite sexual, especialmente durante o primeiro e o último trimestre de gravidez.
Incómodos do 2º trimestre da gravidez
- Durante o 2º trimestre, o peso continua a aumentar (apesar de algumas mulheres chegarem mesmo a perder algum peso durante o 1º trimestre motivado pelos enjoos e vómitos e por alguma perda de apetite associada a esse mal estar).
- Por volta da 20ª semana da gravidez, pode sentir algum desconforto provocado pela retenção de líquidos, especialmente nas mãos nas pernas e pés. Procure manter hábitos de vida saudáveis para evitar ou minorar estes sintomas. Exercite-se, evite estar muito tempo de pé ou sentada, use meias de descanso ou meias elásticas e controle o aumento de peso.
- O útero expande-se para além do limite da pélvis. A cintura fica cada vez menos definida e a barriga mais saliente.
- Os músculos intestinais estão mais relaxados, o estômago está mais comprimido (o que pode provocar-lhe azia) e a digestão demora mais tempo.
- Outro sintoma frequente é a prisão de ventre. Para a evitar, beba muita água ao longo do dia, exercite-se e coma alimentos ricos em fibra. Se for um problema persistente, fale com o seu médico para encontrar a melhor solução. Lembre-se que não deve tomar quaisquer medicamentos ou suplementos alimentares sem o consultar. Mesmo que aconselhada por amigas ou familiares, pode não resultar no seu caso e ter mais consequências negativas do que positivas.
- Pode aparecer uma fina linha escura (linea negra ou linha negra) que parece separar o seu abdómen em duas partes. Esta linha deve-se à acumulação de melanina (pigmentação escura da pele que se forma como defesa contra a radiação solar). Enquanto em algumas mulheres esta linha não chega a ser visível, noutras pode ser bastante pronunciada. Não se preocupe se for este o seu caso. Depois do nascimento, irá desvanecer-se.
- A pele da zona genital e da auréola dos mamilos pode escurecer. Esta alteração também se deve às alterações hormonais típicas da gravidez que induzem o aumento da produção de melanina. Podem aparecer manchas na pele (cloasma ou melasma) especialmente no rosto, nas axilas e nas pernas. Estas manchas podem tornam-se mais evidentes à medida que a gravidez progride mas tendem a desaparecer no final da amamentação. Para as evitar, use protetor solar diariamente, especialmente nas áreas expostas.
- Nos seios, torna-se visível uma fina rede de vasos sanguíneos.
- A sua pele pode tornar-se mais oleosa, à semelhança do cabelo. Este sintoma deve-se às variações hormonais e desaparece depois do parto.
- Durante este trimestre poderá sentir um maior interesse pela sua vida sexual. As alterações hormonais e a evolução do seu corpo podem causar alguma perda de apetite sexual, especialmente durante o primeiro e o último trimestre de gravidez. Converse com o seu companheiro sobre o que sentem para encontrarem a melhor forma de nutrir a relação e adaptar a vossa intimidade a esta fase tão especial. Acima de tudo, importa manter a proximidade enquanto casal e preservar a estabilidade emocional de que tanto necessita para viver com tranquilidade a sua gravidez.