Incómodos do 3º trimestre da gravidez (27ª à 40ª+ semana). Os desconfortos que pode sentir durante este trimestre relacionam-se, sobretudo, com o aumento do volume da barriga, com o aumento do peso e com as consequências provocadas pelas alterações hormonais.
Para além do grande crescimento do bebé durante os últimos meses da gestação, também o seu corpo sente necessidade de se fortalecer para nutrir o bebé em crescimento e para se preparar para as próximas etapas: o parto e a amamentação.
Incómodos do 3º trimestre da gravidez
- O gradual crescimento do bebé comprime e pressiona o diafragma o que pode causar algumas dificuldades respiratórias e maior sensação de cansaço.
- A retenção de líquidos e o aumento progressivo do volume de sangue em circulação (que durante a gestação pode aumentar 50%) torna as articulações mais frouxas e pode sentir-se mais inchada.
- A pressão que o bebé exerce sobre a bexiga pode causar alguma incontinência urinária e visitas cada vez mais frequentes ao WC. Por esta altura, já deverá ter iniciado a prática dos exercícios de Kegel. Estes exercícios ajudam a fortalecer a zona do períneo (área muscular situada entre a vagina e o ânus e que desempenha um papel fundamental no parto). Estes exercícios são muito simples e fáceis de fazer e consistem em contrair os músculos da zona pélvica de forma sequencial, ritmada e firme.
- Se já sofria de prisão de ventre, os sintomas podem agravar-se durante este trimestre. A crescente pressão exercida pelo útero sobre o estômago dificulta e atrasa a digestão. Previna estes incómodos com um regime alimentar rico em fibras e pobre em gorduras. Evite bebidas alcoólicas e açucaradas, refrigerantes e alimentos condimentados. Faça várias refeições pequenas e leves ao longo do dia e beba muita água.
- O peso do útero continua a aumentar: durante a gravidez, o seu peso cresce cerca de 20 vezes em relação ao seu peso normal (de 70 g passa para cerca de 1kg no termo da gestação).
- Poderá sentir menos tensão no peito que, no entanto, continua a crescer (pode aumentar 3 vezes de tamanho devido à multiplicação das glândulas mamárias e acumulação de gordura para a produção de leite). Use soutiens bem proporcionados e confortáveis que ajudem a coluna a suportar o aumento do peso
- Prepare os seus mamilos para a amamentação, matendo a pele bem hidratada. No final do tempo, o seu peito pode expelir algum colostro (substância que antecede a subida do leite, rica em anticorpos que ajudam a suprir a imunodeficiência do bebé ao nascer).
- A sensação de pernas cansadas pode agravar-se. O aumento de peso da zona abdominal e a consequente sobrecarga das pernas aumenta a pressão exercida resultando em cansaço e, por vezes, no edema na zona dos calcanhares. Evite estar sentada ou de pé por longos períodos de tempo e faça exercício físico regularmente. Prefira as atividades de pouco impacto como caminhadas (o ideal é passear na praia, com a água a bater nas pernas) ou a hidroginástica.
- As varizes, que podem ser anteriores à gravidez, podem agravar-se e aumentar o desconforto. Adote alguns hábitos que podem mostrar-se benéficos e minimizar os sintomas associados a esta patologia: durma e descanse com as pernas elevadas, use sapatos confortáveis, sem serem demasiado altos ou rasos, use meias de descanso e cinta para a ajudar a suportar o peso do abdómen, faça massagens localizadas para aliviar a dor e relaxar.
- A postura que se vai naturalmente adotando, de barriga para a frente e quadril para trás, não favorece a correta posição da coluna provocando dores e desconforto. Este desconforto vai aumentando ao longo da gravidez devido ao aumento do peso do bebé. Procure adotar uma postura adequada, o mais vertical possível, corrigindo a posição sempre que tender a dobrar as costas, evite o aumento excessivo de peso, faça exercício regularmente ou caminhe calmamente sempre que tenha oportunidade, pratique exercícios de relaxamento e evite o uso de calçado desconfortável, demasiado apertado com saltos rasos ou altos.
- No final deste trimestre começará a sentir o seu corpo a preparar-se para o parto. A barriga desce e, por volta da 28ª semana da sua gravidez, pode começar a sentir contrações ligeiras, espaçadas e indolores (contrações Braxton-Hicks) que iniciam o processo de descida do bebé para o canal cervical preparando-o para o nascimento.
- O cansaço, as insónias e a ansiedade acumulam-se e aumentam progressivamente à medida que os dias passam e a data do parto se aproxima. Naturalmente, tudo isto afetar a qualidade do sono e a sua disposição. Informe-se sobre o que é expetável acontecer durante o trabalho de parto para se preparar com tempo e antecipar questões. Converse com o seu médico sobre todas as dúvidas e questões que tiver. Partilhe as suas emoções com o seu companheiro e envolva-o neste processo.
- Fique atenta ao seu corpo à medida que o grande dia se aproxima. Se sentir algum sintoma anormal (sugestão de leitura: Sinais de alarme na gravidez), recorra o mais breve possível ao seu médico.