Incómodos do 1º trimestre da gravidez (1ª à 13ª semana). Logo após a fecundação (entre a 2ª e a 3ª semana da gravidez), poderá sentir os incómodos tipicamente associados à gravidez:
- Sono, falta de disposição e cansaço físico, peito mais sensível e dolorido (o que se deve à ação da hormona da gravidez – hCG – e da progesterona que estimulam o aumento das glândulas mamárias), variações de humor, vontade de ir ao WC frequentemente, cólicas (semelhantes à dor menstrual), prisão de ventre e náuseas, especialmente pela manhã.
Nos casos mais severos pode mesmo vomitar. Alguns destes incómodos desaparecem totalmente ou diminuem acentuadamente no 2º trimestre da gravidez.
Incómodos do 1º trimestre da gravidez
- As alterações hormonais atuam também ao nível neurológico o que significa que pode viver num estado semipermanente de sonolência e sofrer de enxaquecas. Este estado pode perdurar até ao fim da gravidez ou diminuir a partir do início do 2º trimestre da gravidez, altura em que sentirá mais energia. No 3º trimestre da gravidez, com o cansaço acumulado, é natural que se sinta novamente com menos energia e um pouco letárgica.
- O seu sentido de olfato apura-se e poderá sentir-se enjoada com cheiros bem familiares, como alguns alimentos ou ao perfume que sempre usou. Esta sensibilidade olfativa pode perdurar até à 20ª semana de gestação, data a partir da qual pode diminuir.
- Também o seu paladar se pode alterar. Até pode sentir preferência por alguns alimentos que não lhe agradavam especialmente antes de engravidar.
- Pode sentir mais fome mas não deve “comer por dois”. Mantenha hábitos de vida saudáveis e uma alimentação equilibrada.
- No 1º e 3º trimestres poderá sentir alguma dificuldade em dormir durante toda a noite e descansar convenientemente. À medida que a gravidez progride, as alterações no corpo, especialmente o aumento da barriga, poderão causar-lhe alguma dificuldade em encontrar uma posição confortável para dormir. Ao mesmo tempo, a aproximação da data do parto ocupa cada vez mais o pensamento e, por vezes, é dificil “desligar”.
- A produção em alta de estrogénio torna os seus cabelos mais volumosos e resistentes. Após o nascimento, pode ter alguma queda de cabelo fruto das alterações hormonais do puerpério (período de 6 a 8 semanas após o parto e durante o qual o seu corpo sofre uma série de alterações com vista a repor o estado pré-gravidez).
- Com o progressivo aumento de peso ao longo da gravidez, o seu corpo precisa de atenção redobrada. Dedique especial atenção à sua dieta desde o momento em que decide engravidar (como forma de evitar ganhar peso excessivo, o que é mau para si e para o seu bebé, e para garantir que ingere todos os nutrientes necessários para ambos).
- Não se esqueça de beber muita água ao longo do dia (sugestão de leitura: Alimentação saudável na gravidez) e de manter a sua pele hidratada. A melhor estratégia é a prevenção. As estrias, sulcos e marcas na pele que resultam do esticar anormal dos tecidos, e que preocupam tantas mulheres, podem ser evitadas se mantiver o seu corpo em forma e sempre muito bem hidratado.
Principais alterações do seu corpo nos 9 meses da gravidez:
- 1º Trimestre: 1ª à 13ª Semana
- 2º Trimestre: 14ª à 26ª Semana
- 3º Trimestre: 27ª à 40ª+ Semana