Câimbras na gravidez
As câimbras são muito frequentes durante a gravidez, podemos mesmo dizer que serão poucas as grávidas que não sofrem câimbras em toda a a gravidez. O segundo e terceiro trimestre são mais propícios ao seu surgimento.
Não há consenso quanto à origem das câimbras na gravidez, sendo que poderá ser um conjunto de vários fatores como o aumento de peso, alterações na circulação sanguínea, carência de algumas vitaminas ou minerais, pouco exercício físico, entre outros.
O que é uma câimbra?
A câimbra é uma contração repentina e involuntária do músculo o que causa uma dor bastante forte. Na gravidez a zona afetada são, por norma, as pernas.
Como as câimbras ocorrem com maior frequência durante a noite, pode acordar com uma dor forte e ficar assustada mas, embora dolorosas, não representam qualquer perigo para o bebé nem para si, nem é sinal de que algo possa estar errado.
Contudo, se as câimbras forem muito frequentes, mais de uma vez por dia, a dor constante e muito intensa ou se surgirem sinais de inchaço e sensibilidade, é importante consultar o médico para observação e eventual prescrição de um tratamento específico bem como, descartar outras possíveis complicações mais graves como alterações vasculares.
Como evitar as câimbras na gravidez
- Uma alimentação cuidada é fundamental. Alimentos ricos em magnésio (banana, aveia, espinafre), cálcio (leite, iogurte, ovo) e potássio (banana, beterraba, tomate) ajudam a prevenir as câimbras.
- Evitar comidas processadas e refrigerantes que, normalmente, contêm excesso de fósforo o que pode favorecer o aparecimento de câimbras.
- Manter o corpo bem hidratado, é muito importante. Beber água em quantidade suficiente e manter o corpo hidratado durante toda a gravidez também ajuda a evitar as câimbras e outras complicações resultantes da deficiente hidratação.
- Praticar exercício físico regularmente, fazer alongamentos e/ou caminhadas.
- Não permanecer muito tempo na mesma posição. Se trabalhar sentada levante-se e faça uma pequena caminhada. Alonge os músculos sempre que possível.
- Saltos altos, pernas cruzadas também podem potenciar as câimbras.
- Dormir com as pernas ligeiramente elevadas em relação ao tronco.
- Relaxar e fazer alongamentos antes de dormir que, para além de ajudar a dormir melhor, também ajuda a evitar as câimbras.
O que fazer quando tem uma câimbra?
Tente alongar o mais possível o músculo afetado.
É natural que quando a câimbra passar, sinta o músculo dorido. Para ajudar a minimizar esse desconforto, faça alongamentos e massage o músculo lentamente.
Um saco de água quente, uma compressa ou um banho tépido também ajudam a minimizar o desconforto no músculo.