Um estudo da Qustodio, uma ferramenta de controlo parental, desenvolveu um estudo sobre os hábitos e números de horas passadas por crianças nas redes sociais. O YouTube, que se tinha mantido consistentemente como uma das redes favoritas dos mais novos, já foi oficialmente ultrapassado pelo fenómeno TikTok.
Os novos serviços oferecidos pela rede social de origem chinesa, parecem convencer os mais novos, ainda que o YouTube esteja a desenvolver ferramentas para tentar competir com o TikTok. A pesquisa da Qustodio envolveu uma análise a 400.000 famílias com conta no serviço de monitorização. Os números representam valores reais da utilização das aplicações, e não uma estimativa.
Desde junho de 2020, durante os primeiros meses de pandemia de Covid-19, o número de horas passados nas redes sociais aumentaram consideravelmente, com o TikTok a superar o YouTube no tempo médio diário, em minutos, passados nesta rede, por crianças e jovens entre os 4 e os 18 anos.
O TikTok era frequentado, durante este mesmo mês, durante 82 minutos. O YouTube registou 75 minutos diários de utilização. Durante os últimos dois anos, a presença to TikTok continua reforçada entre os mais jovens.
Até ao final de 2021, crianças e jovens passavam, em média, 91 minutos por dia a verem TikToks, comparativamente aos 56 minutos passados a ver vídeos no YouTube.
O estudo compara dados dos Estados Unidos, Reino Unido e Espanha. Nos EUA, crianças e jovens passaram, durante 2021, uma média de 99 minutos por dia no TikTok, contra 61 no YouTube. No Reino Unido, o tempo passado a ver TikToks foi de 102 minutos por dia, contra 53 minutos no YouTube. Em Espanha, a média de minutos passados no TikTok foi de 80, comparativamente a 41 passados no YouTube.
A pesquisa da Qustodio revelou também o tempo gasto em várias plataformas, nomeadamente as de streaming. Por ordem de popularidade: Disney Plus, Netflix, Amazon Prime e Twitch.
20 de julho 2022