Um grupo de investigadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos da América, concluiu que os ovos são alimentos essenciais para um saudável crescimento das crianças. Em estudo, afirmaram que crianças que comam ovo todos os dias, têm a probabilidade de ser mais altas.
A investigação já foi publicada na revista científica Pediatrics, sendo que para chegarem a estas conclusões, os investigadores fizeram uma experiência numa amostra de bebés do Equador, entre os seis e os nove meses de idade.
Para alguns foi adicionado um ovo todos os dias à sua dieta, ao longo de seis meses. Já outros funcionaram como grupo de controlo e não comeram ovos. No fim deste período, concluiu-se que o grupo de bebés que consumia ovos diariamente tinha 47% menos probabilidade de sofrer de atraso no crescimento.
Para além disso, 74% tinham menos probabilidade de estar abaixo do peso indicado para a sua idade, ao serem comparados com crianças do grupo de controlo. O grupo de investigadores concluiu que o ovo parece ser uma boa fonte de nutrição para crianças em países em desenvolvimento.
É sabido que a alimentação infantil pode suscitar muitas questões e receios. Apesar dos conselhos bem-intencionados sobre a alimentação dos mais pequenos, que recebemos, muitos deles não passam de mitos. Conheça alguns.
Um deles é a introdução de alimentos novos, como pode acontecer com o ovo. Não deve desistir à primeira ou segunda ou terceira tentativa. É importante saber que o seu filho provavelmente vai ter expressões diferentes quando introduzir um alimento novo. Isto pode dever-se à surpresa causada pelo sabor diferente.
Não insista ou pressione a criança e experimente de novo uns dias mais tarde. Estudos têm mostrado a necessidade de tentar cerca de oito vezes até se certificar que a criança realmente não gosta do alimento.
24 de fevereiro 2023