Segundo investigadores da Universidade Penn State, nos Estados Unidos, duplicar a quantidade de vegetais nos pratos das crianças, até além do que já é recomendado, vai ajudar a que eles consumam uma maior quantidade desses alimentos. Uma estratégia que pode ser útil para muitos pais.
Estimular crianças pequenas a comer mais vegetais e legumes pode ser uma tarefa complicada. Este estudo da universidade norte-americana, reuniu 67 crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos de idade.
Uma vez por semana, os participantes consumiram, na refeição do almoço, uns dos quatro preparados de vegetais: uma porção normal de 60 gramas, de milho e brócolos, a mesma porção com adição de manteiga e sal, o dobro da porção (quantidade de 120 gramas) sem qualquer condimento e uma, também em dobro, com manteiga e sal.
Os investigadores concluíram que nas porções duplas de vegetais, as crianças comeram 68% a mais que a quantidade recomendada. O tempero dos vegetais não influenciou o consumo.
“O aumento que observamos é igual a cerca de um terço de uma porção ou 12% da ingestão diária recomendada de vegetais para crianças pequenas”, revelou Hanim Diktas, uma das autoras do estudo. “Utilizar essa estratégia pode ser útil para pais, responsáveis e professores que tentam incentivar as crianças a comer a quantidade recomendada de vegetais ao longo do dia.”
Os vegetais foram servidos com vários tipos de carne, peixe e diferentes hidratos de carbono. Os alimentos foram pesados antes e depois das refeições, para medir o consumo. “Escolhemos alimentos que as crianças geralmente gostam, mas não são os favoritos”, revelou Diktas, “as combinações de alimentos são algo de que é preciso estar ciente”.
As crianças que participaram revelaram ter gostado tanto da versão temperada como não temperada. “Ficámos surpreendidos com a manteiga e o sal não aumentarem a quantidade consumida, mas os vegetais que servimos eram milho e brócolos, que podem ser já conhecidos pelas crianças. (…) para vegetais menos familiares, é possível que um tempero extra possa ajudar a que sejam consumidos.”
2 de julho 2021