Logo após o nascimento, após um parto sem complicações, o recém-nascido é posto junto da mãe. Portanto, o contacto com a mãe é imediato. Mas nem sempre é assim. E não falamos dos casos de partos com complicações em que a mãe poderá conhecer o seu bebé mais tarde do que o esperado.
Na verdade, falamos de semanas! Mais concretamente, falamos de 20 dias. Shamaila, de 38 anos, só conheceu o seu bebé Hassan 20 dias após o parto. Isto aconteceu em Barcelona, Espanha, e o vírus Covid-29 foi o causador desta história.
Natural do Bangladesh e atualmente a viver em Espanha, Shamaila foi internada no Hospital del Mar a 4 de janeiro com o novo coronavírus e os pulmões já infetados. Para piorar a situação, a paciente encontrava-se já no final da gravidez do quinto filho.
Assim, tornava-se necessário aliviar a pressão exercida no organismo pela gravidez , como administrar-lhe medicação.
Por essas razões e para evitar que a medicação afetasse o bebé que estava para nascer, a equipa médica optou por fazer-lhe uma cesariana, 48 horas após a sua admissão nos cuidados hospitalares.
Mas, devido à gravidade do estado de saúde da mãe, transferiram-na diretamente para a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) logo após o parto. Assim, Shamaila não chegou sequer a conhecer o seu quinto filho.
Desde que se instalou o novo coronavírus, os familiares dos doentes deixaram de poder entrar naquela unidade em Espanha, lê-se num artigo do jornal La Vanguardia.
Entretanto, o estado de saúde de Shamaila agravou-se e foi necessário entubá-la. Nestes casos em que é feita uma ventilação invasiva, é necessário sedar o paciente. Assim, a nova mãe permaneceu sedada durante 10 dias.
O encontro para finalmente conhecer o seu bebé recém-nascido
No domingo passado, finalmente despertou. A equipa de cuidados intensivos do hospital pôde então planear um encontro de Shamaila com o seu recém-nascido, para que mãe e filho finalmente se conhecessem.
Para isso a equipa organizou um “passeio curativo”, em que os intensivistas levam o doente ao Passeio Marítimo para que este e a família se possam ver. e reencontrar-se com a família. Este encontro aconteceu esta terça-feira, tendo Shamaila finalmente conhecido o seu bebé.
Se ela recuperar bem, poderá receber alta em cerca de uma semana e finalmente poder ficar junto do seu bebé e família.
29 de janeiro de 2021
Fonte: La Vanguardia