A máscara portuguesa MoxAd-Tech, conhecida por inativar o vírus SARS-CoV-2, vulgo coronavírus, já está disponível para crianças. O anúncio foi feito pela Sonae Fashion, empresa que comercializa a gama de máscaras.
São já várias a cores e padrões das máscaras MoxAd-Tech disponíveis para adultos, às quais se juntam agora os modelos infantis, com cores e padrões apelativos para os mais novos.
As MoxAd-Tech, são máscaras que têm características antimicrobianas, com eficácia comprovada contra vírus e bactérias. Têm o preço de 10 euros por unidade e são vendidas nas lojas MO.
Em comunicado, Francisco Sousa Pimental, administrador da MO disse “quisemos apresentar uma versão agora para crianças. Após o esforço coletivo de confinamento, é essencial dar condições de segurança também aos mais novos, facilitando o regresso à normalidade com máxima proteção”.
A tecnologia utilizada nestas máscaras está comprovada a nível internacional. O material foi testado pelo Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, concluindo-se que a máscara tem um revestimento inovador.
Este revestimento neutraliza o vírus SARS-CoV-2 quando este entra em contacto com o tecido da máscara. O efeito mantém-se mesmo depois da realização das cinquenta lavagens.
Os testes foram executados mediante a análise do tecido após o contacto com uma solução que contém uma determinada quantidade de vírus.
Desenvolvidas em têxtil técnico com quatro camadas distintas, as máscaras MoxAd-Tech são impermeáveis e confortáveis. Uma forma de ajudar as crianças a colocar a máscara e mantê-la durante os períodos de tempo necessários.
Outra das grandes vantagens deste produto inovador é o facto de ser reutilizável, permitindo proteger as pessoas, mas também o ambiente, uma vez que evita a criação de lixo e de focos de contaminação.
A Sonae Fashion e MO produzem as máscaras em parceira com as fabricantes Adalberto, o Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, a Universidade do Minho e o centro tecnológico CITEVE. Esta última insittuição é a responsável pela acreditação de máscaras reutilizáveis.
Segundo a MO, “o valor reduzido a que a máscara está a ser disponibilizada, traduz uma poupança para as famílias portuguesas, que assim conseguem ter acesso a uma solução de proteção verdadeiramente inovadora e duradoura”.
A máscara portuguesa MOxAdTech para crianças está disponível em azul-escuro com desenhos, azul-claro (a da imagem) e rosa salmão, nas lojas físicas MO e no site oficial. Além de Portugal, também já estão disponíveis para compra na União Europeia.