Noah, o bebé de dois anos que esteve desaparecido durante mais de 35 horas, já teve alta e regressou a casa, esta segunda-feira. De acordo com o jornal Público, que cita fonte do Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco, onde a criança esteve internada, Noah terá regressado a casa ontem à tarde.
Ainda durante segunda-feira de manhã, Eugénia André, diretora clínica do hospital, disse que uma equipa multidisciplinar avaliou o caso do bebé Noah e decidiu avançar com a alta. A médica afirmou, “quisemos preservar um pouco a qualidade de vida dele como a reabilitação total. Hoje, esteve presente uma equipa multidisciplinar. Ou seja, uma pediatra, um assistente social e uma psicóloga reuniram-se, falaram com a família, e o planeamento da alta foi feito”.
Eugénia André acrescentou ainda que durante o fim-de-semana o estado de espírito do menino, que esteve sempre acompanhado pela mãe, era positivo, e que Noah brincou sempre “e nunca esteve deitado”. A diretora clínica do Hospital de Castelo Branco reforçou que a decisão da alta foi tomada esta segunda-feira, porque durante o fim-de-semana, a equipa multidisciplinar não está tão bem reforçada, sobretudo da parte da psicologia e assistência social.
A família vai continuar a ser acompanhada por questões de precaução, tanto pelos momentos de trauma e stress vividos durante o desaparecimento de Noah, como pela exposição mediática que o caso atraiu. No entanto, aos jornalistas, Eugénia André disse que “em termos psicológicos estão todos bem” e que a decisão de manter o menino durante o fim-de-semana foi tomada por questões clínicas.
A responsável clínica pediu à comunicação social que respeitasse a privacidade da criança e da família para que estes pudessem sair do hospital tranquilamente. Noah esteve desaparecido entre a manhã de quarta-feira e o início da noite de quinta. As autoridades pensam que o bebé terá percorrido cerca de 10 quilómetros a pé. Quando foi encontrado, o menino estava desidratado, sem roupa (que ele próprio terá abandonado) e com leves escoriações no corpo.
22 de junho 2021