Este ano letivo está a ser no mínimo…diferente devido à pandemia por Covid-19. Para fazer face aos desenvolvimentos, o Governo anunciou a suspensão das atividades letivas durante 15 dias que irá terminar a 5 de fevereiro próximo.
As atividades letivas serão, assim, retomadas a 8 de fevereiro em regime não-presencial, para o novo estado de emergência que vigora até 14 de fevereiro. As regras para este regime à distância foram “aprovadas e comunicadas às escolas em julho de 2020”.
Para compensar a interrupção letiva atual, foi definido um novo calendário escolar para 2020/21. O ministro da Educação comunicou que essa compensação será feita da seguinte forma:
– Nos dias destinados às férias de Carnaval, a 15, 16 e 17 de fevereiro, vai haver atividade letiva, com o regime de ensino à distância.
– Nos dias 24 e 25 de março, época das férias da Páscoa, haverá atividade letiva. Os restantes dias serão reservados para as reuniões de avaliação.
– Serão acrescentados mais 5 dias úteis, no final do ano letivo, conforme o nível de ensino, nas seguintes datas:
Educação Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclo:
– Dias 1, 2, 5, 6 e 7 de julho
7.º, 8.º e 10.º anos:
– Dias 16, 17, 18, 21 e 22 de junho
9.º, 11.º e 12.º anos:
-Dias 11, 14, 15, 16 e 17 de junho.
O regime presencial será retomado brevemente?
Ainda não se sabe. Até 14 de fevereiro o regime de atividades letivas será seguramente não-presencial.
Contudo, segundo Tiago Brandão Rodrigues, será ainda avaliado se os três dias de atividades letivas na semana do Carnaval serão aulas em regime presencial ou não. “Todos esperamos que a compensação seja presencial”, mas é preciso ver “o que vai acontecer no Carnaval e na Páscoa”, adiantou ainda ao Jornal de Notícias e divulgado pela Rádio Renascença.
As creches e jardins de infância irão continuar encerrados, pelo menos por agora.
Estas medidas são aplicáveis tanto ao ensino público, como ao privado e ainda ao cooperativo, e a todos os níveis de ensino.
Relativamente às provas de aferição e os exames, quaisquer ajustamentos serão comunicados a posteriori.
O governante informou ainda que se mantêm as respostas sociais em curso, a disponibilização de refeições a alunos da ação social escolar e que se mantém a rede de escolas para os filhos de trabalhadores considerados essenciais.
29 de janeiro de 2021
Fonte: Rádio Renascença e Vozprof