Um novo estudo relacionou a ingestão de frutas e vegetais com a melhoria da saúde mental de crianças e adolescentes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 10 a 20% dos adolescentes em todo o mundo sofrem de problemas ligados à saúde mental, como ansiedade ou depressão.
Uma boa nutrição e dieta alimetar são valiosas para a saúde física e para o bem-estar mental, sendo por essa razão que os especialistas recomendam a ingestão de cinco porções de fruta e vegetais por dia. Na proteção da saúde mental das crianças e adolescentes foi demonstrado que metade das condições de saúde mental começam aos 14 anos.
Um estudo, cujos resultados foram publicados na revista científica BMJ Nutrition, Prevention & Health, descobriu que uma dieta mais nutritiva, rica em fruta e vegetais, com um pequeno-almoço e hábitos de almoço mais saudáveis foram associados a um melhor bem-estar mental nas crianças.
Os investigadores usaram dados sobre o bem-estar mental de crianças em mais de 50 escolas em Norfolk, em Inglaterra, Reino Unido. Juntamente com esta informação foram também considerados outros dados, como o estatuto socioeconómico e a idade.
Foram estudados 1253 alunos do ensimo primário, entre os 8 e os 11 anos e 7570 dos ciclos seguintes, entre os 11 e os 18. Usando questionários diferentes para os dois grupos, avaliaram o seu bem-estar mental, pedindo-lhes que dissessem quantas vezes tiveram os sentimentos descritos em frases como “Tenho-me sentido bem comigo mesmo”.
As pontuações que cada criança dava a cada afirmação foram somandas. Quanto maior for a pontuação, maior é o bem-estar da criança. Juntamente com a recolha de informações foram também apresentadas questões sobre os hábitos alimentares.
No grupo de alunos do ensino médio e secundário, o maior consumo de fruta e vegetais foi associado a maiores pontuações de bem-estar mental, cerca de 8% mais alto para aqueles que comiam cinco porções diárias, quando comparados com aqueles que não comiam nenhuma. Também se concluiu que o bem-estar dependia do tipo de almoço ou pequeno-almoço dos participantes.
Aqueles que consumiram apenas uma bebida energética no pequeno-almoço registaram um bem-estar mental 7% menor. As pontuações foram igualmente baixas para aqueles que não almoçaram em comparação com aqueles que o fizeram. Estas associações também foram semelhantes em crianças mais jovens.
7 de outubro 2021