O ministro da Educação pediu um parecer ao Conselho das Escolas sobre o uso do telemóvel dentro das escolas. João Costa considera que este é um tema complexo e que não pode ser decidido de forma repentina.
No âmbito do VIII Encontro Internacional sobre Inovação Pedagógica SUPERTABI 2023, na Maia, o ministro afirmou que “é um tema complexo e porque é complexo nós precisamos do saber de quem sabe, em particular dos professores e das direções [das escolas] que estão no terreno e, por isso, é que pedi este parecer ao Conselho das Escolas para não decidir por achismo ou de alguma forma intempestiva.”
João Costa admitiu que apesar de não ter uma opinião definitiva sobre o uso do telemóvel nas escolas por parte das crianças, não é “adepto da proibição, mas mais adepto da promoção de hábitos saudáveis”. O ministro da Educação considerou que o telemóvel é também um recurso didático, preocupando-o, no entanto, o aumento de “algumas questões de segurança e de cyberbullying“.
“Aquilo que me preocupa, dizendo assim, é quando estou em escolas e vejo às vezes nos intervalos que os alunos não falam uns com os outros, estão todos com os olhos postos no ecrã“, frisou.
Entretanto, alguns estabelecimentos de ensino já se anteciparam à decisão do ministério. Em Almeirim, os agrupamentos de escolas vão proibir o uso de telemóveis nas escolas do 1º ciclo no próximo ano letivo, de acordo com uma recomendação do Conselho Municipal de Educação, cujos diretores votaram favoravelmente.
Desde 2017 que a Escola EB 2/3 António Alves Amorim, de Santa Maria da Feira proibiu o uso de telemóveis em todo o recinto, levando a que os alunos socializem mais entre si e evitem situações de bullyingna internet.
Internacionalmente, este é também um tópico que tem dado origem a decisões em termos locais. Na Irlanda, oito escolas primárias da localidade de Greystones uniram-se para proibir o uso de smartphones por crianças até aos 12/13 anos. O objetivo dos estabelecimentos de ensino com esta medida é ajudar a reduzir a ansiedade dos seus alunos mais novos
8 de setembro 2023