Devo acordar o bebé para mamar? Até quando acordar o bebé para mamar? Como é que sei se o bebé fica satisfeito?
Os primeiros dias com um bebé são marcados pela felicidade, mas também pelas dúvidas e novos desafios. Conheça a resposta a estas dúvidas e preocupações de muitas recém-mamãs.
Devo acordar o bebé para mamar?
Nas primeiras semanas de vida, sim, deve acordar o seu bebé para mamar.
Nestas primeiras semanas recomenda-se que o bebé mame a cada 3 horas e meia porque o seu organismo ainda não está preparado para lidar com grandes períodos de jejum.
Prolongar este jejum pode ser prejudicial, levando a situações de hipoglicemia, que não são facilmente detetáveis pelos pais. Uma das manifestações da hipoglicemia é o aumento da sonolência no bebe, o que pode ser precisamente confundido com sono e falta de vontade para mamar.
Até quando acordar o bebé para mamar?
Com o crescimento, o organismo do bebé vai ficando cada vez mais preparado para gerir as suas próprias reservas, para tolerar o jejum e para adquirir o seu próprio ritmo.
De uma forma geral, a partir da segunda semana de vida, deve deixar, gradualmente, que seja o seu bebé a acordar para mamar. Contudo, todos os bebés são diferentes e, por isso, alguma preocupação que lhe desperte o sono do seu bebé e a sua rotina para mamar, transmita ao seu pediatra.
Como é que sei se o bebé fica satisfeito?
De uma forma geral, é o seu bebé que lhe vai transmitir os sinais, já que todos nascemos com os nossos próprios sinais de saciedade. Acima de tudo, encare a duração da mamada de uma forma tranquila e tenha também presente que a mãe também está a aprender e que, cada vez mais, conhecerá melhor o comportamento e necessidades do seu bebé.
Com o passar do tempo e com o próprio desenvolvimento é expectável que o bebé largue a mama quando se sentir satisfeito.
Contudo, nos primeiros dias, este reflexo pode não estar tão desenvolvido, sendo importante que a mãe perceba quando é que o bebé para, efetivamente, de mamar e passa para uma fase “de mimo” em que muitas vezes usa a mama da mãe como “chupeta”.
Demasiado tempo ao peito pode promover o aparecimento de fissuras no mamilo e tornar a amamentação mais dolorosa.