Viajar com crianças é, por vezes, um desafio, mas é, também, uma experiência marcante para a família! Viajar é das melhores experiências que podemos ter na vida. Quando visitamos um novo destino, alargamos horizontes e possibilita-nos conhecer outras realidades e novas pessoas, o que traduz um grande crescimento pessoal.
E sabia que a Europa é um dos melhores destinos para viajar com crianças? A poucas horas de voo, encontramos diferentes culturas e uma grande variedade de atrações turísticas para miúdos e graúdos.
Quer seja para uma escapadela de fim de semana ou para umas férias em família, o continente europeu tem tudo para proporcionar uma viagem inesquecível. É facil termos acesso a cidades com uma enorme riqueza cultural, diferentes gastronomias e, claro, muita diversão! A tudo isto, acresce a segurança e as infraestruturas que as cidades europeias proporcionam para quem viaja com miúdos.
8 cidades europeias para toda a família se divertir à grande
Amesterdão
Se pensa que Amesterdão não é um bom destino para viajar com crianças, não podia estar mais enganado. Esta cidade holandesa sabe acolher bem os mais novos.
Se forem adeptos de passeios em bicicleta, este é o meio de transporte mais adequado para explorar a cidade e podem alugá-las em vários pontos da cidade. Para além do movimento vibrante da rua, não faltam monumentos e museus para conhecer. O Hermitage for Children, no Hermitage Amsterdam, o Museu Van Gogh, a casa de Anne Frank e o museu de ciências Nemo são alguns deles.
Há também imensos jardins e parques infantis para os miúdos andarem a correr e brincar. O Vondelpark é o mais central e visitado, tanto pelos locais como pelos turistas. E já que aqui está, não deixe levar os seus filhos ao Kinderkookkafé. Eles vão adorar conhecer este restaurante self-service, pensado especialmente para si, com tudo feito à sua escala.
Leia também: Amesterdão com crianças: o que visitar
Berlim
Berlim é uma cidade grandiosa, cheia de história e monumentos imponentes, onde o passado convive em harmonia com a modernidade. Os mais novos vão deliciar-se com as obras de arte que se encontram nas paredes de toda a cidade, ou com os museus.
Leve-os a conhecer o Labyrinth Kindermuseum, direcionado para os mais pequenos, ou o Museu de História Natural, Museum für Naturkunde, onde está o maior esqueleto de dinossauro do mundo!
Igualmente imperdível é o Deutsches Techinkmuseum, o Museu de Tecnologia, o Parque temático Legoland Discovery Centre. E, claro, não termine a viagem sem visitar os pedaços que ainda restam do Muro de Berlim. Aproveite a visita e dê uma pequena lição de história aos miúdos, pois vão adorar saber que estão num local que faz parte da História mundial.
Copenhaga
Misturando modernidade e tradição, Copenhaga é uma cidade encantadora, cheia de lagos, parques, castelos e paisagens inspiradoras. E é, também, uma das cidades mais seguras e family friendly da Europa.
Apesar de ser a capital do país, Copenhaga é relativamente pequena e por isso pode ser facilmente visitada a pé. Nyhavn, o bairro do século XVII, os seus barcos e as histórias de Hans Christian Andersen vão conquistar a sua família desde o primeiro minuto.
O parque temático de Tivoli Gardens, o jardim zoológico e o Palácio Real são outras das atrações locais. A cidade oferece também um centro de ciência, um museu para crianças e um museu ao ar livre. Isto sem esquecer os diversos parques verdes, onde os mais novos podem correr e brincar livremente.
Madrid
Aqui mesmo no país ao lado está uma cidade fantástica para viajar com crianças numa escapadela em família. Percorra as ruas do centro da cidade de Madrid, muitas delas pedonais e repletas de lojas tradicionais. Leve os miúdos à Plaza Mayor, à Porta do Sol e não deixe de visitar o Parque do Retiro – uma das principais atrações da cidade, com diversos monumentos, galerias e esculturas.
As crianças também vão adorar andar no teleférico de Madrid, de onde podem observar alguns pontos turísticos como a Catedral de Almudena, a Plaza de España e o Palácio Real. Outro local que vai levar as crianças ao delírio é o Parque Warner, situado a cerca de 33km do centro da cidade.
Os amantes da cultura têm ainda diversos museus à disposição. Já os apaixonados por futebol não podem perder a visita ao Santiago Bernabéu, o estádio do Real Madrid.
Leia também: Madrid com crianças: o que ver e visitar
Helsínquia
Em Helsínquia, qualquer roteiro costuma começar na Praça do Senado. A partir daqui, os visitantes podem deslocar-se até aos monumentos mais importantes da cidade, como a Catedral de Helsínquia ou a Universidade Nacional. Bem próximo, está a Children’s Town, situada no interior do Museu da Cidade de Helsínquia. Aqui os miúdos ficam a conhecer a história de Helsínquia através de brincadeira e diversas atividades.
Se os seus filhos gostarem de parques de diversões, não deixe de levá-los ao Linnanmäki, com mais de 40 atrações. A cerca de 10 minutos de distância de ferry de Helsínquia fica a Fortaleza de Suomenlinna, onde se encontram vários museus que merecem a sua visita, assim como o último submarino finlandês existente, o Vesikko.
Outro local de visita obrigatória é a escultura em homenagem ao compositor Sibellius. Tanto os miúdos como os adultos vão deliciar-se com os efeitos sonoros feitos pelo vento e os reflexos do sol nos diversos tubos.
Londres
Com a sua alma cosmopolita e moderna, Londres faz as delícias dos mais novos (e dos pais) em qualquer altura do ano. Uma coisa é garantida: animação e atividades para todos os gostos não vão faltar!
Desde passeios de barco pelo rio Tamisa ao famoso Big Ben, do render da Guarda no Palácio de Buckingham à imponente Torre de Londres, são vários os locais a visitar com os mais novos. A não perder também o London Eye, a enorme roda-gigante que nos mostra bem do alto esta cidade mágica. E, claro, os seus filhos também vão gostar de visitar o Legoland Windsor e os cenários da saga Harry Potter (The Making of Harry Potter).
Aproveite os museus (muitos com entradas grátis!), onde as crianças se podem maravilhar com exposições únicas e podem participar em oficinas interativas. Os pequenos vão adorar visitar, por exemplo, o Museu de História Natural com réplicas de um T-Rex.
Leia também: O que visitar em Londres com crianças
Lisboa
A capital portuguesa é uma das melhores cidades para visitar em família. Com inúmeras atrações turísticas, um passado histórico único e à beira-mar, Lisboa tem tudo para proporcionar momentos inesquecíveis em família.
O Castelo de São Jorge, situado na colina lisboeta mais alta, encoraja as crianças a mergulhar no mundo de dragões, reis e rainhas. O jardim zoológico permite contacto direto com espécies de todo o mundo e o Oceanário e o Pavilhão do Conhecimento convidam os mais novos à descoberta. Os vários miradouros oferecem vistas indescritíveis da cidade e os inúmeros museus aguçam a curiosidade de crianças e adultos. Recentemente, abriu um novo museu imersivo sobre o terramoto de Lisboa que vale a pena uma visita sempre que viajar com crianças.
Lisboa atrai também pelas suas gentes, pelo seu clima e pela sua gastronomia irresistível. A ida aos pastéis de Belém, perto do Mosteiro dos Jerónimos, é paragem obrigatória!
Paris
A capital francesa não é uma cidade destinada apenas a casais apaixonados. Se a cidade não tivesse mais atributos, o facto de existir a Disneyworld Paris seria suficiente para conquistar os miúdos.
Porém, Paris tem muito mais para oferecer para quem viaja com crianças. Tem museus para todos os gostos e idades, parques verdes e tudo o que é preciso para entreter os mais novos. Ir à Torre Eiffel, passear pela Catedral de Notre Dame e conhecer o Museu do Louvre são opções enriquecedoras para qualquer criança.
Se quiserem aproveitar para relaxar, nada como um passeio de barco pelo rio Sena para aproveitar a linda paisagem parisiense. Mas se preferirem ficar em terra, não deixem de ir aos Campos Elísios ou aos Jardins do Luxemburgo.
Leia também: Paris: 13 locais para visitar com crianças