As férias de Natal são ótimas para descansar e brincar, mas não há dúvidas que, nesta altura, as crianças perdem hábitos de estudo. É claro que as pausas letivas são necessárias, mas podemos evitar que sejam passadas, maioritariamente, em frente a uma televisão.
E não há razões para a interrupção do Natal ser uma dor de cabeça para os pais! Deve ajudar o seu filho a estudar, rever matérias e fazer exercícios, sem exagerar. Mas saiba que é possível ser criativo e fazer coisas diferentes para aliar o estudo à diversão nestas férias.
O conhecimento fora da sala de aula
- Não quebre (muitas) rotinas: Não siga a 100% a máxima “Férias são férias”. O seu filho precisa de descansar, mas a quebra total das rotinas vai dificultar depois o regresso à escola. Seja mais flexível nos horários e nos momentos de refeição. Permita, por exemplo, que fiquem acordados até mais tarde ou que comam aquele chocolate a meio da semana!
- Incentive à leitura: Os livros são uma fantástica fonte de alegrias e de conhecimento. Têm, inclusive, o poder de mudar a forma como vemos o mundo. Porque não criar uma espécie de clube de leitura com o seu filho? Faça um calendário com propostas de histórias para cada dia e leia os contos em voz alta. Para despertar a curiosidade e o gosto pela leitura, pode, também, levá-lo a uma biblioteca perto da zona onde vive ou visitar algumas livrarias. Ler é crucial para o sucesso educativo das crianças e um excelente método para desenvolver a capacidade de compreensão e a escrita.
- A matemática está em todo o lado: As férias são uma boa oportunidade para lembrar ao seu filho que a matemática é a base de tudo o que fazemos. Em vez de o sentar para resolver problemas, peça-lhe ajuda para fazer uma receita ou elaborar a lista de compras. Na cozinha, pode auxiliar com a pesagem dos ingredientes, enquanto no supermercado pode fazer a contagem dos produtos tendo em conta o número de pessoas com quem vive.
- Aposte nos jogos: Exercite a capacidade de concentração e raciocínio do seu filho com vários tipos de jogos. Há para todas as idades, mas experimente o dominó, o “Stop” ou até mesmo o jogo do peixinho. Verifique que jogos de tabuleiro são indicados para a idade da criança e organize algumas sessões divertidas.
- Mini bricolage: Há algo melhor do que aprender enquanto se suja as mãos? Aqui a imaginação não tem limites. Criar peças de barro, transformar um rolo de papel higiênico no pai natal… basta uma rápida pesquisa na internet para ficar com inúmeras ideias.
- Experiências para mini cientistas: Ensine biologia, física e química nestas férias. Há várias atividades divertidas para experimentar em casa e que vão fazer o seu filho sentir-se como um verdadeiro cientista. Novamente, se procurar na internet (e no Youtube), vai encontrar mil e umas experiências para fazer em casa (criar um vulcão ou fogo de artifício na água!) mas, se prefere algo menos trabalhoso, pesquise kits de cientista.
- Tarefas em casa: Responsabilize o seu filho por algumas tarefas em casa. Poderá ser útil e divertido criar um mural de tarefas, onde avalia com stickers o desempenho da criança.
- Estimule a curiosidade: Há imensas lendas de Natal que podem despertar o interesse e a curiosidade das crianças por disciplinas como História ou Geografia. E que tal pesquisarem sobre as diferentes formas de celebrar a quadra natalícia pelo mundo?
- Querido diário…: Peça ao seu filho para escrever um diário de férias. Esta é uma ótima ideia para ajudar os mais pequenos a organizar ideias, ao mesmo tempo que desenvolvem a imaginação e treinam a escrita.
Assim, as férias dos mais novos não têm que ser mais uma tormenta para os pais. As crianças podem (e devem) relaxar, conciliando o descanso e a diversão com momentos de aprendizagem. A maior parte das vezes, nem vão dar conta que continuam a estudar!