As contrações de Braxton-Hicks ou falsas contrações do parto, são a forma que o seu corpo tem de se preparar para o verdadeiro trabalho de parto. Normalmente, começam por volta da 20ª semana da gravidez e vão-se tornando mais frequentes à medida que a gravidez chega ao seu termo.
Contrações de Braxton-Hicks
O que são as contrações de Braxton Hicks?
Em 1872, o obstetra J. Braxton Hicks observou que o músculo uterino se contrai (sensação de que o útero está mais “apertado”) no 1º trimestre da gravidez, mas sem causar dor. No 2º trimestre, essas contrações podem ser sentidas através da pele e, no 3º trimestre, podem tornar-se mais frequentes.
Estes ensaios de prática do trabalho de parto são normalmente sentidos mais cedo e com mais intensidade pelas grávidas que já foram mães anteriormente.
No final da gravidez, as contrações de Braxton-Hicks podem tornar-se mais intensas o que faz com que muitas grávidas as confundam com as contrações verdadeiras do parto (ver Como distinguir as falsas contrações das contrações do parto).
O que posso sentir?
As contrações de Braxton-Hicks não são regulares e não aumentam de frequência ou de intensidade. São esporádicas, irregulares e indolores. Pode sentir a barriga dura por momentos, relaxada, e dura novamente.
A sensação de aperto começa no topo do útero e estende-se de seguida para baixo. Duram 15 a 30 segundos apesar de algumas grávidas as sentirem por dois ou mais minutos.
Se olhar para a sua barriga quando está a sentir as contrações de Braxton-Hicks pode até ver o que está a acontecer: o sei abdómen, normalmente redondo pode parecer-lhe agora bicudo ou arrepanhado. Após a contração, a forma da barriga retoma a sua forma habitual. Apesar de lhe poder parecer estranho, é uma situação normal.
Se tiver este tipo de contrações, é provável que sinta o seu bebé a mexer-se com maior intensidade. Esta alteração nos movimentos do bebé é temporária e, em breve, tudo volta ao normal. No entanto, se a atividade se tornar frenética, contacte imediatamente o seu médico.
Quando posso começar a sentir este sintoma?
Pode começar a sentir as contrações de Braxton-Hicks por volta da 20ª semana mas, normalmente, surgem com maior frequência na transição do segundo para o terceiro trimestre.
Contudo, esta indicação é muito variável. Algumas grávidas sentem contrações na segunda metade da gravidez, enquanto que outras nunca chegam a sentir contrações até se iniciar o trabalho de parto.
O que posso fazer para diminuir o desconforto?
Se a sua gravidez está a correr normalmente e sem nenhum sobressalto, e se sentir estas contrações, especialmente no final do dia quando está mais cansada. Experimente:
- Mudar de posição: deite-se e relaxe se estava de pé ou levante-se e dê alguns passos se estava sentada;
- Dê uma caminhada;
- Inspire e expire longa e profundamente;
- Beba bastantes líquidos. A desidratação (mesmo ligeira) pode estar na origem das contrações.
Quando devo consultar o médico?
Apesar de indolores, as contrações de Braxton-Hicks podem ser desconfortáveis. Aconselhe-se com o seu médico sobre o que pode resultar melhor para si e para se sentir tranquila quanto ao bem-estar do seu bebé.
Se as contrações não passarem com uma mudança de atividade e se tornarem progressivamente mais fortes e regulares, é aconselhável contactar o médico para avaliação.
ResumindoContrações de Braxton-HicksAs contrações de Braxton-Hicks são contrações de preparação para o parto que se caracterizam por serem esporádicas, irregulares e indolores. Normalmente, são sentidas mais cedo e com mais intensidade pelas grávidas que já foram mães e no final da gravidez. Se as contrações não passarem com uma mudança de atividade e se tornarem progressivamente mais fortes e regulares, é aconselhável contactar o médico. |
Leia sobre como preparar-se para o pós-parto antes do nascimento e conheça as várias fases do parto normal.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.