A idade que o bebé terá na fase de transição na dieta é variável e depende, não só, da receptividade alimentar mas também se o bebé está a ser amamentado.
A fruta desempenha um papel primordial com o início da introdução de novos alimentos e texturas na dieta do bebé. O hábito de consumir legumes e fruta crua, deve estar bem implementado, antes da criança se tornar mais selectiva, o que acontece por volta dos 12-18 meses.
Introdução da fruta (dos 4 aos 12 meses)
Ao longo do primeiro ano de vida, a fruta desempenha diversos papéis na diversificação do regime alimentar da criança. De primeiro alimento sólido oferecido, passa para complemento da refeição, preferencialmente a seguir à mesma, para garantir a absorção mais eficaz do ferro existente na carne, peixe e ovo.
A ingestão de fruta é parte integrante de um regime alimentar nutricionalmente equilibrado e saudável e deve ser sempre incentivado pelos pais e por que cuida da criança durante o dia.
Se a criança rejeitar uma fruta, insista e ofereça outra diferente. Existem múltiplos sabores e texturas naturais e o seu filho não vai, por certo, resistir a todas!
4 meses
- Maça
- Pêra
- Pêro
- Banana
6 meses
- Marmelo
- Melancia
- Meloa
- Melão
- Ameixa
8 meses
- Uva
- Abacate
9 meses
- Pêssego
- Ananás
- Nêsperas
- Damascos
- Nectarina
12 meses
- Frutos silvestres, frutos do bosque ou frutos vermelhos (morangos, groselhas, framboesas)
- Citrinos
- Frutos tropicais
*Os frutos aconselhados devem ser previamente autorizados pelo médico assistente da criança.
**A fruta oferecida a bebés deve corresponder à época sazonal em que é normalmente colhida para desviar casos de alergias associados ao abuso de pesticidas.