Melhorar a qualidade do esperma. Naturalmente, o contributo do homem para a fertilidade do casal é tão importante como o da mulher. Da mesma forma que se aconselha a mulher a preparar corpo e mente para a gravidez, também ao homem se exigem cuidados.
Melhorar a qualidade do esperma
A qualidade do esperma é um fator decisivo para a fecundação bem-sucedida e manter um estilo de vida saudável ajuda a produção de espermatozoides saudáveis, abundantes e vigorosos.
O que pode fazer para melhorar a qualidade do esperma?
- Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas: o álcool baixa a quantidade de espermatozoides e reduz o impulso sexual interferindo negativamente na fertilidade masculina. O produto residual do metabolismo do álcool, o acetaldeído, é tóxico para o esperma.
- Deixar de fumar: o tabaco reduz a quantidade e a mobilidade dos espermatozoides e aumenta o risco de anormalidades do esperma e defeitos genéticos no embrião. Tanto a futura mãe como o parceiro devem tentar parar de fumar se pretendem engravidar. Em comparação com os não fumadores, os homens que fumam podem ter uma contagem de esperma inferior e/ou um número superior de espermatozóides anormais.
- Evitar drogas (mesmo as chamadas “drogas recreativas”). A cannabis, por exemplo, diminui a libido, baixa a quantidade de espermatozoides e provoca impotência.
- Reduzir o consumo de cafeína: a cafeína pode impedir a produção de espermatozoides, provocar anomalias cromossómicas e afetar a mobilidade.
- Ser cauteloso com o uso de medicamentos: alguns medicamentos podem ter efeitos negativos na formação do esperma. Na consulta pré-conceção deve conversar com o médico sobre a medicação que está a fazer.
- Manter uma alimentação variada e rica em nutrientes antioxidantes, zinco, folato (ácido fólico), ómega-3 e vitaminas essenciais à formação de hormonas sexuais masculinas e ao desenvolvimento dos espermatozoides saudáveis como as vitaminas A, B6, B12, C, D e E. Alimentos ricos em antioxidantes incluem amoras, alho, couve, morangos, ameixas, brócolos, pimento vermelho, entre outros.
- Beber muita água ao longo do dia, não menos de dois litros, já que o sémen é constituído principalmente por água.
- Não praticar desportos de alto desgaste físico.
Outras influências negativas na formação do esperma
A produção de espermatozoides pode diminuir se os testículos não forem mantidos frescos. As células do esperma não se desenvolvem nem funcionam, se a sua temperatura for superior a 32º C, apesar de a temperatura normal do corpo ser de 37º C. Vestir roupa interior larga (boxers de algodão largos), não conduzir muitas horas seguidas sem descansar, evitar banhos de imersão quentes e prolongados e não frequentar ambientes quentes como saunas ou banhos turcos são algumas medidas que podem ajudar.
Um estado de stress constante, a ansiedade e o ritmo de vida acelerado são fatores que também prejudicam a produção de esperma fértil. Se o seu companheiro sofre algum sintoma de stress, este é o momento ideal para lidar com o problema. Procure ajuda médica e experimente relaxar através da pratica de desporto, de um hobby ou da disciplina das horas de trabalho.
Alguns dos lubrificantes mais comuns no mercado podem ser tóxicos para o esperma e até a saliva é – por isso, tenha a certeza que utiliza um lubrificante que seja inócuo para o esperma.
COMO ENGRAVIDAR RÁPIDO
O sucesso da fecundação depende de vários fatores. Abaixo encontra outros artigos sobre este tema que lhe poderão interessar.