O que pode afetar o peso do recém-nascido?
No primeiro ano de vida, a maioria dos bebés triplicam o peso com que nasceram e aumentam cerca de 50% de tamanho.
Desde o primeiro dia de vida, o peso, comprimento e perímetro cefálico do seu bebé serão avaliados e registados pelo pediatra no boletim de saúde infantil.
O ritmo de crescimento pode ser um bom indicador do estado geral de saúde do bebé uma vez que um “atraso” no crescimento pode ser um sinal de que existe algum problema.
O peso dos recém-nascidos
A variação de peso entre recém-nascidos é normal. Os recém-nascidos podem ter diferentes tamanhos entre si e mesmo assim estar dentro dos parâmetros saudáveis. A maioria dos bebés nascidos a término (entre a semana 37 e 40 da gestação) pesam entre 2.5 kg a 4 kg.
Nos primeiros dias após o nascimento o bebé pode perder algum peso. Estima-se que um bebé saudável perca entre 7% a 10% do peso à nascença, peso que recuperará muito rapidamente.
Durante o primeiro mês, a maioria dos recém-nascidos ganha cerca de 30 gramas de peso por dia e cresce entre 2,5 a 4 centímetros, registando-se um pico de crescimento por volta dos 7-10 dias e outro entre as 3-6 semanas de vida.
O que pode afetar o peso do recém-nascido?
Existem vários fatores que podem influenciar o peso do bebé à nascença:
Duração da gravidez
A duração da gravidez é um indicador importante para o peso do bebé à nascença. Os bebés que nascem próximo ou depois da data estimada para o parto são maiores do que os que nascem antes dessa mesma data.
Estatura dos pais
É possível que pais mais altos tenham filhos mais altos do que a média da população e que pais mais baixos tenham bebés mais baixos que a média.
Nascimentos múltiplos
Se está grávida de gémeos, trigémeos ou mais, os seus bebés serão mais pequenos que a média. Nas gestações múltiplas, os fetos têm menos espaço no útero para crescer, partilham os nutrientes e nascem mais cedo, fatores que condicionam o seu peso à nascença.
Ordem de nascimento
Por vezes, os filhos primogénitos são mais baixos do que os irmãos mais novos.
Sexo
Por norma, as meninas são mais baixas que os meninos apresar de esta diferença ser impercetível ao nascer.
Saúde da mãe durante a gravidez
Entre as condições de saúde materna que podem influenciar o peso do bebé à nascença incluem-se a hipertensão, problemas cardíacos, consumo de álcool, tabaco ou uso de drogas ilegais durante a gestação. Se a mãe tiver diabetes, incluindo diabetes gestacional, é possível que o seu bebé tenha mais peso ao nascer.
Nutrição da mãe durante a gravidez
Uma nutrição adequada na gravidez é fundamental para o normal crescimento do bebé no útero e após o nascimento. Uma dieta pobre na gestação pode afetar o peso do recém-nascido e o crescimento do lactante.
Saúde do bebé
Complicações como má formações congénitas e certas infeções adquiridas durante a gestação podem afetar o peso do bebé ao nascer bem como a sua evolução depois do nascimento.
Nascimento prematuro
A antecipação da data do parto condiciona o peso ao nascer uma vez que o último trimestre da gravidez é a altura em que o bebé acumula gordura e engorda. O peso dos prematuros pode ser classificado de “baixo peso ao nascer” (quando o bebé pesa menos 2,5 kg) ou “muito baixo peso ao nascer” (quando o bebé pesa menos de 1,5 kg).