O que não lhe disseram sobre o pós-parto
Os primeiros dias do pós-parto podem ser dolorosos, cansativos e frustrantes.
Ouve vezes sem conta que no pós-parto irá passar noites e noites infinitas sem dormir e as suas olheiras serão tão profundas que nem os truques de cosmética as poderão disfarçar.
Mas que o bebé tudo vale. Verdade. Mas há aspectos menos “glamorosos” sobre os quais não foi provavelmente avisada.
A placenta tem que sair
Após ter dado à luz, acontece a expulsão da placenta, um facto que é provavelmente esquecido pelas mamãs, tal é a ansiedade de ver a cara do seu pequenino. Algumas placentas são expelidas com facilidade mas há outras que são difíceis de sair.
Se este for o caso, irá precisar de ajuda para que a placenta seja extraída. Se tiver recebido uma anestesia epidural antes do parto, ser-lhe-á ministrado um reforço e terá a placenta removida na sala de partos. No entanto, se não tiver tido a epidural, poderá ter que ser submetida a anestesia geral e ter a placenta removida no bloco operatório!
A hemorragia pós-parto
O revestimento do útero, que foi o confortável lar do seu bebé durante os nove meses de gravidez, é expelido após o parto. É devido a isso que irá experienciar uma hemorragia (lóquios)….a qual poderá durar duas semanas mas poderá prolongar-se até seis semanas!
No início o sangue é vivo e com coágulos, assemelhando-se a um período abundante. A cor mudará posteriormente para um tom mais rosado e eventualmente amarelado ou branco. Consulte o seu médico se a hemorragia se mantiver moderada ao fim de seis semanas ou, se após a mesma ter ficado mais leve, voltar a experienciar sangue vivo.
A involução e dores uterinas
Após nove meses de crescimento uterino, que passará gradualmente do tamanho de uma pêra para o tamanho de uma melancia grande, o parto irá desencadear um processo em que o útero irá voltar ao seu tamanho normal.
E não é um processo simples. O útero terá que expelir, como mencionado acima, o seu revestimento através de contrações e hemorragia. Após o primeiro parto as dores são semelhantes às do período. Todavia, com os partos posteriores as dores tendem a agravar-se!
Os suores
Após o parto irá provavelmente suar devido às alterações hormonais que irão ocorrer no seu organismo neste período. Irá mudar de níveis elevados de estrogénio durante a gravidez para níveis reduzidos daquela hormona durante a amamentação.
Infelizmente, estes suores não desaparecem rapidamente, podendo manter-se durante alguns meses após o parto até à normalização dos níveis de estrogénio. Se sentir dores mamárias ou febre, consulte o seu médico.
Nem tudo é mau. Apesar de tudo, vai ser maravilhoso usufruir do seu bebé, derreter-se com os seus pezinhos lindos de morrer e quando não estiver vencida pelo cansaço irá deliciar-se ao vê-lo dormir! Ou quando lhe sorrir pela primeira vez!
Após o parto irá também experienciar outras coisas boas: pode voltar a dormir de costas ou de barriga para abaixo, não vai ter que andar a correr para a casa de banho de cinco em cinco minutos e sabe que tão cedo não irá ter que voltar a experienciar um parto!