Agora que o seu bebé nasceu, o seu corpo vai passar uma série de sintomas com o objetivo de retornar à condição anterior à gestação. A menstruação pós-parto é um desses sintomas. Na consulta do puerpério, a realizar entre a 4ª e a 6ª semana depois do parto, a escolha do método anticoncecional mais conveniente será um dos temas a debater com o seu médico.
A seguir ao parto aparece um corrimento vaginal – os lóquios – hemorragia semelhante à menstruação. Este corrimento é constituídos por secreções uterinas e vaginais, sangue e revestimento do útero. Pode durar 4 a 5 semanas mas também se pode prolongar pelos primeiros 2 a 3 meses após o parto.
Menstruação pós-parto
Apesar de a fertilidade nos primeiros 45 dias após o parto ser reduzida, não há garantia que não possa engravidar e, mesmo amamentando, a mulher pode engravidar.
Quando pode aparecer a menstruação pós-parto?
O regresso da menstruação varia de mulher para mulher. Se não amamenta ou se amamenta apenas duas vezes por dia, a ovulação poderá voltar a ocorrer por volta do 27º dia após o parto.
Durante este tempo, mesmo não tendo fluxo menstrual, deve tomar medidas contracetivas para evitar uma nova gravidez já que pode estar a ovular mesmo sem sinais de menstruação.
Como vai ser o meu período?
Depois do nascimento de um filho, a menstruação pode ser mais ou menos abundante do que antes de engravidar.
Também pode sentir a perda de coágulos. Se durar mais de uma semana ou se forem muito grandes, é aconselhável ser observada por ginecologia.
Se o seu período não voltar alguns meses depois do parto, é importante ir ao médico para ser examinada e descartada a possibilidade de estar novamente grávida.
Os meus períodos menstruais ficam logo regulares?
Pode demorar algum tempo até os períodos menstruais se tornarem regulares. Isto deve-se ao tempo necessário para a normalização dos níveis hormonais no pós-parto, especialmente se está a amamentar.
Assim, é possível ter um ciclo de 24 dias, o ciclo seguinte ser de 28 dias e o seguinte de 35 dias. O ciclo deverá normalizar alguns meses após o parto ou quando deixar de amamentar. Contudo, a regularidade dos ciclos também varia consoante o ciclo anterior à gestação.
Quando posso recomeçar a vida sexual no pós-parto?
Geralmente, aconselha-se aguardar cerca de 40 dias (6 semanas) para retomar a vida sexual depois do parto. Este é o tempo médio necessário para que o corpo da mulher recupere da episiotomia, no caso de parto normal, ou do corte da cesariana.
No entanto, o casal pode iniciar a sua vida sexual assim que a mulher se sinta capaz e desde que não haja contra-indicação médica.
Posso engravidar no puerpério?
Apesar da amamentação exclusiva até aos seis meses atrasar a ovulação e a regularização do ciclo menstrual, estar a amamentar não impede que fique novamente grávida e muitas mulheres ficam grávidas por acreditarem nisso.
Se está a amamentar use um método contracetivo que não prejudique a amamentação (os que contêm estrogénio são desaconselhados porque passam para o bebé através do leite materno). Aconselhe-se com o seu médico sobre a melhor opção para si.
Se amamentar preciso de usar contracetivo?
A amamentação não impede uma nova gravidez. A partir do momento que os níveis hormonais normalizam, fica novamente fértil e pode engravidar.
Muitas vezes, os casais são apanhados de surpresa com um novo bebé porque não usam contracetivos nem tomam medidas que impeçam uma nova fertilização.
Assim, mesmo que esteja a amamentar deve prevenir-se para evitar uma gravidez não planeada.