Primeiros movimentos do bebé na gravidez. Quando sentirei o meu bebé a mexer? Todas as futuras mães sentem os movimentos dos bebés na mesma semana? Por que se mexe o bebé? Quantas vezes se deve mexer o bebé? O que fazer quando não sinto movimentos? Estas são algumas questões a que vamos dar resposta neste artigo.
Os primeiros movimentos do bebé na gravidez
Quando sentirei o meu bebé a mexer?
Por volta do meio da gravidez, entre as 18 e as 22 semanas da gravidez (4º / 5º mês) é provável que comece a sentir os movimentos do seu bebé.
As mães sentem os movimentos dos bebés na mesma altura?
As mães de primeira viagem podem sentir os movimentos do bebé mais tarde. Não há uma data concreta que se possa indicar com toda a certeza para sentir os movimentos do seu bebé.
Algumas mães podem sentir o bebé às 13-16 semanas enquanto outras precisam de aguardar até às 20 semanas ou mais.
Na mesma mulher, os primeiros movimentos variam de gestação para gestação?
Cada gravidez é diferente, mesmo na mesma mulher. O momento em que pode sentir os movimentos do bebé varia entre as 13 e as 25 semanas.
Por que se mexe o bebé?
À medida que o bebé cresce e se desenvolve, começa a mexer-se. Estes movimentos são importantes para o desenvolvimentos dos membros, esqueleto e articulações do bebé.
O bebé estica braços e pernas, dá cambalhotas e leva os dedos à boca. Quando é pequenino e ainda tem muito espaço no útero, todos estes movimentos passam desapercebidos.
À medida que o bebé cresce e o espaço no útero diminui, os movimentos do bebé são cada vez mais visíveis e fáceis de identificar.
Quantas vezes se deve mexer o bebé?
Numa gravidez normal, sem complicações para si ou para o seu bebé, pode ser benéfico iniciar a contagem dos movimentos a partir da 28ª semana. O registo dos movimentos podem ajudá-la a detetar alguma anormalidade.
Deve sentir o seu bebé a mexer pelo menos 10 vezes durante o período de 12 horas, a contar das 9 da manhã. Se não sentir movimentos durante 12 horas seguidas, pode ser um sinal de que o bebé está em sofrimento. Aconselhe-se com o seu médico sobre como e quando iniciar o registo dos movimentos.
No 3º trimestre, quando o bebé é maior e o espaço no útero mais reduzido, pode notar movimentos mais frequentes e vigorosos e que ocorrem num padrão regular. Fale com o seu médico se notar uma diminuição nos movimentos do bebé.
Acariciar o bebé irá proporcionar uma imensa satisfação a ambos. A ligação emocional com o seu bebé inicia-se muito antes do parto. Sentir o bebé, é uma experiência única e maravilhosa.
O que fazer quando não sinto movimentos?
Se tem mantido um registo dos movimentos do bebé e notar um desvio significativo no seu padrão de atividade, contacte o seu médico.
Se não sentir 10 movimentos num período de 12 horas, tente fazê-lo novamente mais tarde no mesmo dia. Se continuar sem sentir movimentos, contacte o médico.
Registo dos movimentos do bebé versus contagem das contrações
A partir da 35ª semana, o bebé pode encaixar-se na sua pélvis e posicionar-se para nascer. Contrações frequentes, regulares e dolorosas são um dos primeiros sinais do início do trabalho de parto. Será aconselhada a estar atenta aos movimentos fetais e a registá-los no seu boletim de saúde da grávida.