O inchaço dos pés na gravidez é uma queixa comum a muitas grávidas. O desconforto tende a agravar-se no final do dia, após horas de pé ou sentada. Usar meias elásticas, controlar o consumo excessivo de sal, beber muitos líquidos e manter uma atividade física regular são formas de combater o inchaço na gravidez.
Inchaço dos pés na gravidez
Muitas mulheres queixam-se de desconforto nas pernas e inchaço dos pés na gravidez ou dos tornozelos. Vários fatores contribuem para o inchaço dos pés na gravidez e sensação de pernas pesadas:
1. Aumento da produção das hormonas da gravidez – a maior produção de estrogénio e progesterona dificulta o retorno do sangue das pernas e dos pés para o coração e fragiliza as paredes das veias. Ao longo da gravidez, o aumento do volume da barriga comprime cada vez mais a principal veia que permite o retorno do sangue ao coração.
2. Retenção de líquidos nos tecidos, particularmente no 3º trimestre da gestação.
Estes pequenos inchaços das pernas, tornozelos e pés não a impedem de se movimentar mas nem por isso são menos incómodos.
Aliviar os sintomas do inchaço dos pés na gravidez
Para aliviar este desconforto, o seu médico poderá receitar meias elásticas (que devem ser vestidas antes de se levantar da cama) e, eventualmente, a aplicação de cremes veinotónicos que ajudam a refrescar as pernas e que dão uma sensação de alívio e frescura.
Beber muitos líquidos e praticar uma atividade física regular, como caminhadas, natação, ciclismo ou hidroginástica, também são medidas úteis para eliminar os líquidos em excesso no organismo e ajudar a controlar os sintomas de desconforto.
Se frequentar o ginásio, evite ambientes excessivamente quentes como o banho turco, sauna ou jacuzzi já que o calor agrava os sintomas.
Repousar com as pernas elevadas ou fazer uma massagem relaxante é outra forma de ativar a circulação sanguínea e aliviar o desconforto. A drenagem linfática também poderá ajudar a eliminar o inchaço e reiniciar o retorno linfático.
Antes de realizar qualquer tipo de massagem, fale com o seu médico para avaliar possíveis contra-indicações.
Se o inchaço aparecer rapidamente e se se tornar considerável, deve consultar-se o médico com urgência.
Sensação de pernas pesadas: aliviar o desconforto
No caso de varizes nas pernas, o inchaço e a sensação de desconforto pode aumentar, especialmente ao fim do dia e se passar muitas horas seguidas de pé ou sentada. Nestes casos, será recomendado:
- O uso de meias elásticas;
- Terminar o banho com jatos de água fria para promover a circulação sanguínea;
- Dormir com as pernas elevadas com um travesseiro;
- Dormir virada para o lado esquerdo (posição que favorece a circulação sanguínea);
- Aumentar os intervalos de repouso durante o dia;
- Não cruzar as pernas quando está sentada;
- Evitar roupas apertadas;
- Controlar o aumento de peso.
Exercício para ajudar a melhorar a circulação
Exercícios simples, que pode fazer no trabalho ou em casa, ajudam a diminuir o desconforto das pernas e a melhorar a circulação venosa. Se necessário, o seu médico poderá indicar um fisioterapeuta para a ajudar a definir um plano de exercícios adequados à sua situação.
1. Sentada, junte os joelhos um ao outro;
2. Empurre os joelhos em direção ao chão com as mãos;
3. Mantenha a posição por 20 segundos;
4. Repita 10 vezes.
Conheça outras medidas para ajudar a diminuir o inchaço na gravidez e quando o inchaço é considerado um sinal de complicação.