Certamente já viu o seu filho a sorrir enquanto dorme, a ter espasmos musculares ou a movimentar os olhos. Estas reações durante o sono levam muitos pais (e especialistas) a colocar uma questão: será que os bebés também sonham como os adultos?
À semelhança dos adultos, o sono dos bebés divide-se em duas fases: NREM (non-rapid eye movement) e REM (rapid eye movement). Numa pessoa adulta, durante o ciclo REM, o cérebro torna-se mais ativo, a respiração pode acelerar, as pálpebras mexem e podemos acordar e lembrarmo-nos do sonho que acabamos de ter.
O seu bebé está com hábitos de sono estranhos? Saiba o que é a regressão do sono
Durante o REM, também é comum o bebé ficar mais ativo, sorrir, mexer os braços ou agitar as pernas. Os cientistas acreditam que, nesta fase, ocorre uma grande atividade cerebral mas, como os pequenos não desenvolveram ainda a sua capacidade de comunicação e não distinguem a realidade da fantasia, é difícil (ou até impossível) afirmar que os bebés sonham com 100% de certeza. Mas os sinais estão lá!
A partir dos 3 anos, idade em que já conseguem expressar-se verbalmente, é que começam a contar com o que sonharam. Por isso, só a partir desta idade é que os investigadores afirmam que as crianças, de facto, têm sonhos.
De quantas horas de sono precisam as crianças?
E os pesadelos também podem estar presentes. Tudo depende do mundo que rodeia os mais pequeninos. Se notar que o seu filho apresenta sinais de choro, agitação ou mais instabilidade, deve pegar no bebé ao colo e falar com uma voz tranquila e serena. A voz da mãe é tão importante como o colo e permite ao bebé sentir o calor humano e sentir-se num ambiente protegido.
O sono é crucial para o desenvolvimento cerebral dos bebés, e durante o sono REM, o cérebro está a trabalhar a capacidade de memória e no processamento de informações, o que pode desempenhar um papel fundamental para o seu desenvolvimento cognitivo.
Se está a experienciar algumas dificuldades com o sono do seu bebé, pode consultar um terapeuta do sono. Veja aqui.