O que é a ovulação e qual o papel que desempenha na fertilidade da mulher e na sua capacidade de gerar um bebé? A ovulação é um evento fundamental para que ocorra uma gravidez. Na verdade, sem ovulação não pode haver conceção e, consequentemente, não há possibilidade da mulher engravidar. Saiba o que é a ovulação e o seu papel na gravidez.
O que é a ovulação e o seu papel na gravidez
Em todos os meses da idade fértil da mulher, da adolescência até à menopausa, o seu aparelho reprodutor desenvolve as condições necessárias para gerar e nutrir a formação de uma nova vida.
A ovulação é o início dessa preparação. A partir de uma série de alterações hormonais, é libertado um óvulo maduro por um dos folículos dos ovários para as trompas de Falópio. A este processo dá-se o nome de “ovulação”.
A partir deste momento, o material genético com que a mãe contribui para a formação do bebé aguarda o encontro com o material genético do pai. Em conjunto, irão dar origem a um novo ser humano.
Para gerar um bebé, cada progenitor contribui com metade dos cromossomas. Estes, fundem-se no momento em que um espermatozoide penetra a membrana externa do óvulo. A fusão do núcleo do óvulo com o do espermatozoide dá origem a uma nova célula, o início de uma nova vida.
As três etapas da conceção
A ovulação consiste na primeira etapa da fecundação. A ela, segue-se a fecundação do óvulo por um espermatozoide e a implantação do ovo agora fertilizado nas paredes internas do útero.
Numa só ejaculação, o homem pode depositar cerca de 500 milhões de espermatozoides na vagina da mulher, se bem que apenas um vá fertilizar o óvulo. Muitos perdem-se pelo caminho, mas dezenas de milhares atingem o útero. Nas trompas de Falópio, caso a mulher tenha tido a ovulação nas 48 horas anteriores, um óvulo maduro aguarda-os.
O primeiro espermatozoide a alcançar o óvulo, penetra-o, atravessa o revestimento químico do óvulo e as duas células fundem-se. Ao mesmo tempo, a superfície do óvulo fecha-se, criando uma barreira impenetrável para os outros espermatozoides que acabarão por morrer. O óvulo foi fertilizado.
Se as três etapas forem igualmente concluídas com sucesso, o embrião começa a desenvolver-se e, ao fim de oito semanas, é um ser humano completamente formado, em ponto pequeno.
Saiba também como reconhecer os sintomas do período fértil e como calcular o período fértil para engravidar ou evitar uma gravidez indesejada.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.