A alimentação é um aspeto muito relevante para a fertilidade do casal. Homem e mulher devem ponderar os seus hábitos alimentares se pretendem conceber em conjunto um bebé. Vários estudos confirmam esta afirmação. Então, o que comer para engravidar mais rápido?
O que comer para engravidar mais rápido?
Desequilíbrios hormonais, stress e carências alimentares são mecanismos que podem desencadear doenças muito distintas como a síndrome dos ovários policísticos, fibromas ou endometriose. Estas, podem, de alguma forma, prejudicar a fertilidade da mulher, afetando a sua capacidade em conceber um bebé.
Por outro lado, uma alimentação deficiente também afeta a fertilidade masculina ao influenciar negativamente a saúde dos espermatozoides. Assim, a alimentação é um dos fatores que pode ajudar a fertilidade de ambos os membros do casal.
O que comer para engravidar mais rápido?
Uma vez que os benefícios das mudanças na alimentação e no estilo de vida levam algum tempo a fazer efeito, você e o seu parceiro devem alterar hábitos menos favoráveis à conceção pelo menos quatro meses antes de tentar engravidar. Este é o tempo necessário para purificar o organismo e corrigir eventuais carências nutricionais. Então, o que comer para engravidar mais rápido?
1. Gorduras essenciais
Algumas gorduras são essenciais para o organismo e para a fertilidade, nomeadamente, para equilibrar as hormonas, regular a tensão arterial, combater a fadiga e manter as artérias elásticas. Só as gorduras saturadas devem ser evitadas.
- Alimentos: nozes, sementes, peixes gordos (como arenque ou sardinhas, ricos em ómega 3), óleo de cártamo não refinado, óleo de sésamo, óleo de girassol, óleo de nozes, óleo de linhaça, azeite extra-virgem. Escolha sempre óleos não refinados e extraídos a frio.
Os benefícios da suplementação com ácidos gordos essenciais durante a gravidez estão comprovados por várias investigações que referem evitar um baixo peso à nascença e também vantagens para o desenvolvimento cerebral do bebé.
2. Fibras
As fibras são essenciais para a saúde do intestino mas, também, para a fertilidade. Uma dieta rica em fibras ajuda o organismo a liberta-se de toxinas e de hormonas velhas que prejudicam a fertilidade.
- Alimentos: cereais integrais, fruta fresca, vegetais (cozinhados e crus), alimentos integrais (arroz integral, pão completo, aveia, bolachas integrais, massa integral), feijões, nozes, sementes de linhaça, sementes.
Evite os hidratos de carbono refinados como bolos, pão branco, bolachas e biscoitos e todos os alimentos que contenham farinha branca e açúcar.
3. Hidratos de carbono complexos
Os hidratos de carbono incluem açúcares e amido. Importantes fontes de energia, são decompostos pelo organismo em açúcar simples (glicose). Existem dois tipos de hidratos de carbono: os simples e os complexos. Apesar dos hidratos de carbono simples (açúcar branco, e castanho, mel, fruta, sumo de fruta) terem o seu papel na saúde do organismo, os complexos ganham destaque na saúde e fertilidade.
- Alimentos com hidratos de carbono complexos: grãos (trigo, centeio, aveia, arroz, cevada, milho), feijões, leguminosas (lentilhas, grão-de-bico, feijocas), vegetais, pão castanho completo, arroz integral, massa integral.
4. Soja
A soja tem vantagens comprovadas para a saúde como baixar os níveis de colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares. Para além disso, a soja é classificada como um fitoestrogénio, o que significa que contém substâncias que atuam como hormonas protegendo o organismo do excesso de estrogénio.
O excesso de estrogénio está associado ao aumento do risco do cancro da mama e da próstata mas, também, a problemas como a endometriose, fibromas e períodos abundantes e/ou longos, todos eles afetando a fertilidade da mulher.
Escolha produtos à base de soja biológica evitando os que são produzidos com soja geneticamente modificada uma vez que as consequências para o organismo do consumo deste tipo de alimento ainda não está devidamente comprovada.
Que alimentos evitar se está a tentar engravidar?
Vários alimentos e substâncias presentes na alimentação podem diminuir a fertilidade da mulher e afetar a saúde dos espermatozoides. Estes são alguns alimentos a eliminar se está a tentar engravidar:
- Cafeína (café, chá, descafeinado, refrigerantes, chocolate, medicamentos para a dor de cabeça com cafeína).
- Gorduras saturadas (modere o consumo de carne vermelha e de aves, ovos e laticínios).
- Álcool.
- Alimentos geneticamente modificados.
- Hidratos de carbono refinados (evitar todos os alimentos com farinha branca).
- Açúcar ou alimentos com açúcar (chocolate, doces, bolachas, bolos, refrigerantes, alimentos processados, refeições pré-preparadas).
Saiba como melhorar a qualidade do esperma e favorecer a fertilidade do seu companheiro e como é o início da gravidez.