Algumas recomendações dos especialistas:
- No primeiro ano de vida recomenda-se a preparação de refeições simples, de preferência cozinhadas ao vapor e sem grande mistura de alimentos. A separação dos alimentos permite à criança aprender a apreciar novos sabores e texturas.
- No início, quando preparar as refeições especificamente para o bebé, respeite as quantidades das receitas e prepare a porção indicada para o seu bebé. Após a preparação da refeição, separe e acondicione as doses para as próximas refeições. Não ofereça restos nem volte a aquecer a comida. A fruta deve ser da época e preparada pouco antes de ser ingerida para preservar toda a riqueza nutritiva.
- Quando o seu bebé iniciar a partilha do espaço da refeição com o resto da família aquilo que todos comem serve de exemplo para o bebé. O bebé tem tendência para se interessar por aquilo que os outros comem e a pedir para provar. Se a família praticar bons hábitos alimentares, o bebé também irá aprender a escolher alimentos mais saudáveis.
- Apesar de as novas indicações da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmarem ser um erro excluir alimentos como peixe, gema de ovo, carne de porco e algumas frutas (como as vermelhas) nos primeiros tempos de vida, nem todos os alimentos da família são adequados ao bebé. Refeições gordas, fritos, refrigerantes, comida processada industrialmente e pré-preparada, bolos e doces industriais não fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada nem para o bebé nem para o resto da família.
- Evite oferecer ao seu bebé alimentos e bebidas sem qualquer valor nutricional e ricos em açúcar ou aditivos artificiais. Para além de nada acrescentarem de valor ao organismo, criam maus hábitos de consumo. Quanto mais tarde o seu bebé provar alimentos doces ou salgados melhor. Não adicione açúcar à fruta natural.
- Varie o mais possível os legumes e fruta que oferece ao seu bebé. Para além das vantagens associadas à diversificação das fontes de vitaminas, ferro, fibras e de outros micronutrientes, “os olhos também comem” e preparar refeições variadas, com cores, texturas e odores diferentes torna os alimentos muito apelativos e as refeições dos mais pequenos em verdadeiras experiências gastronómicas.
- Se precisar de comprar boiões de refeições pré-cozinhas para o seu bebé, leia atentamente os rótulos e evite os que contenham aditivos e conservantes artificiais.
Nos primeiros 12 meses, deve evitar oferecer alimentos que sejam:
- Potenciadores de alergias (ex: morango, amora, kiwi, leite de vaca, trigo, clara de ovo, marisco e citrinos)
- Ricos em sal, açúcar e gorduras (alimentos processados industrialmente, como refeições pré-preparadas, bolachas ou sumos de fruta)
- Nutricionalmente pobres e excessivamente calóricos (doces, sumos e néctares de fruta)
- De difícil digestão (ex: frutas cítricas, tomate, melancia, pepino, produtos derivados do leite de vaca)
Alimentos tradicionalmente contraindicados até aos 12 meses:
- Nozes, amêndoas e amendoins
- Chocolate, caramelos, rebuçados, gomas e derivados
- Mel
- Fritos e alimentos fumados
- Leite de vaca
- Clara de ovo
- Marisco e bivalves
- Morangos, kiwis
- Nabo