Bebés precisam de suplementos de vitaminas? As necessidades nutricionais mudam ao longo do desenvolvimento do bebé e da criança assim como, as fontes de vitaminas e nutrientes. Conheça as fontes de vitamina D e as necessidade de suplementação dos bebés.
Bebés precisam de suplementos de vitaminas?
De uma forma geral, não. O bebé não precisa de tomar suplementos de vitaminas ou de minerais, com exceção da vitamina D.
No caso dos bebés amamentados em exclusivo, o leite materno é suficiente para suprir todas as suas necessidades nutricionais, até aos 6 meses da idade.
Posteriormente, considera-se que o bebé que tenha uma alimentação completa e equilibrada, dentro das recomendações, consegue obter os nutrientes que precisa para o seu crescimento, não necessitando de qualquer suplemento.
Porque é que a vitamina D é uma exceção?
A vitamina D é um nutriente essencial para o organismo, intervindo em inúmeros processos, nomeadamente na manutenção da saúde óssea. Esta vitamina é obtida através da alimentação e é também sintetizada pelo nosso organismo pela ação da luz solar, ou seja, pela exposição da pele ao sol.
Bebés amamentados
No caso dos bebés amamentados, sabe-se que, embora seja bem absorvida, a quantidade de vitamina D não é suficiente para suprir as necessidades do bebé. Isto deve-se ao facto de a gravidez diminuir as “reservas” de vitamina D da mãe.
Alimentação complementar do bebé
Por outro lado, sabemos hoje, os níveis de vitamina D na população portuguesa serem muito inferior ao recomendado. Por este mesmo motivo, é também muito provável que ao começar a sua alimentação complementar a criança não atinja níveis recomendados.
Suplementação dos bebés
Assim, nos bebés saudáveis e de termo, recomenda-se a suplementação diária com 400 UI de vitamina D, durante o seu primeiro ano de vida.
Posteriormente, poderá ser importante continuar com a suplementação em Vitamina D, especialmente nos meses de inverno (com menor exposição solar). Questione o seu pediatra ou nutricionista a este respeito, e nunca dê qualquer suplemento ao seu filho sem aconselhamento.
Existem casos em que a suplementação pode estar recomendada de forma diferente?
Sim, existem casos particulares em que as recomendações gerais quanto à suplementação podem ser diferentes. Falamos essencialmente de bebés com alguma patologia que implique maiores cuidados nutricionais, bebés prematuros e ainda bebés que sigam um padrão alimentar vegetariano.