O iogurte desperta sempre muitas dúvidas nos pais: Em que idade é que o bebé pode começar a comer iogurte? Qual o iogurte para bebé mais indicado? Natural ou de aromas? Saiba tudo neste artigo.
Iogurte para bebé, como escolher?
As vantagens do iogurte
O iogurte é um excelente alimento, com proteínas de alto valor biológico e que é também rico em vitaminas e minerais, como o cálcio. Adicionalmente, tem também um papel pré e probiótico, sendo importante para a manutenção da saúde da flora intestinal.
1. Iogurte para bebé ou iogurte “de adultos”?
A escolha entre um ou outro depende dos pais e da criança e como tal deverá aconselhar-se com o seu pediatra e nutricionista.
Os iogurtes formulados para bebés são uma opção existente no mercado e podem ser oferecidos aos bebés a partir dos 6 meses. Contudo, a maioria destes iogurtes possuem açúcar na sua composição (mesmo os naturais), e têm também um custo mais elevado.
Por outro lado, os iogurtes feitos com leite de vaca, ou seja, os ditos “normais” ingeridos pela maioria das pessoas, podem ser oferecidos a partir dos 9 meses. Nestes iogurtes já se encontram versões naturais sem açúcar e com um custo significativamente mais baixo.
Se não existir necessidade de recorrer ao iogurte antes dos 9 meses, poderá esperar e introduzir apenas nessa altura o “iogurte dos adultos”. Caso contrário, poderá optar por oferecer o iogurte para bebés a partir dos 6 meses, preferindo sempre os produtos com menos açúcar (e tendo em atenção de que estes podem condicionar a aceitação do iogurte natural mais tarde).
2. Iogurte para bebé natural ou de aromas?
Iogurte natural
Aos 9 meses deve optar pelo iogurte natural, desnatado (sem natas ou grego) e sem adição de açúcar ou de mel (proibidos no primeiro ano de vida e evitáveis depois disso).
Iogurte de aromas
Os iogurtes de aromas podem ser introduzidos mais perto do 1º ano de idade, mas mesmo assim, deverá continuar a preferir o iogurte natural.
Os iogurtes de aromas são açucarados e não têm qualquer vantagem para a educação do paladar e criação de hábitos alimentares saudáveis.
3. Iogurte para bebé com ou sem lactose?
Depende dos casos. Uma criança que não apresente intolerância à lactose não tem qualquer vantagem em consumir iogurte sem lactose / soja (que, inclusivamente, é mais dispendioso). Por outro lado, no caso de crianças com diagnóstico de intolerância à lactose, deverá ser avaliada a tolerância ao iogurte.
O iogurte, devido ao processo de fermentação que sofre, contem uma quantidade mínima de lactose (muito inferior ao leite), e por isso, na maioria das vezes, é facilmente tolerado sem qualquer tipo de manifestação. Contudo, se as queixas e os sintomas se mantiverem, pode optar pelo iogurte sem lactose ou pelo iogurte de soja.
4. Iogurte para bebé sem lactose ou iogurte de soja?
Considerando, objetivamente, uma intolerância à lactose, não há razão para optar pelo iogurte de soja em vez de o iogurte sem lactose.
O iogurte de soja é uma opção necessária para quem tem alergia à proteína do leite de vaca (os iogurtes sem lactose devem ser igualmente excluídos) ou para quem tenha uma alimentação vegetariana.
Se tiver que comprar iogurte de soja, e apesar de ser “vegetal”, deve ter os mesmos cuidados na leitura dos rótulos e na preferência por produtos com menos açúcar.
5. Iogurte ao lanche ou à sobremesa?
Nunca deve oferecer o iogurte como sobremesa. O iogurte, quando introduzido, deve ser oferecido na refeição do lanche, em alternativa a refeição de leite / papa.
Deve começar com o iogurte “sozinho”, para que haja habituação e evitar a confusão do paladar e posteriormente pode adicionar fruta fresca.
Se notar que o seu bebé fica com fome depois de comer o iogurte, não caia na tentação de dar mais um; é preferível que o complemente com fruta.