8 produtos imprescindíveis para o pós-parto. Após nove meses de provavelmente tranquilidade em que se prepara para receber o futuro bebé, vem o parto. E o pós-parto. O pós-parto é uma fase de transição em que o seu corpo passa por um processo de recuperação da condição anterior à gravidez e em que se está a habituar ao papel de mãe.
Um bebé recém-nascido exige bastante atenção e cuidados. Contudo, a nova mãe necessita de alguns cuidados específicos para o seu corpo. É que além de este estar a recuperar da gravidez e parto, provavelmente irá amamentar. Portanto, irá deparar-se com uma série de situações novas que requerem cuidados.
Sendo assim, ao voltar para casa da maternidade, deveria ter à sua espera um conjunto de produtos específicos para si e que a acompanharão nas primeiras semanas e meses do pós-parto.
Roupa interior de pós-parto
Invista em roupa interior para o pós-parto pois é muito mais confortável. Pode comprar cuecas muito confortáveis ou cinta, esta última especialmente para quem tenha tido parto por cesariana. A cinta, como ter a cintura ala, irá evitar que tenha um elástico a exercer pressão sobre a cicatriz. As cuecas pós-parto estão disponíveis em versão descartável e lavável.
O soutien de amamentação é indispensável pois é muito prático, com abertura na copa para a mama. Além disso é também desenhado para que seja muito confortável. Todas as recém mamãs merecem os melhores cuidados!
Pensos higiénicos super ++++
Sabes aqueles pensos higiénicos que se encontram na prateleira mais baixa do supermercado? Aqueles muito grossos para usar durante a noite? Pois esses serão os seus melhores amigos durante as primeiras semanas do seu pós-parto.
É que até seis semanas após o parto, irá ter uma descarga vaginal que é bastante natural no pós-parto. Este corrimento é conhecido como lóquios e consiste na libertação uterina de resíduos como sangue, tecido uterino e muco. Inicialmente esse corrimento será mais abundante e é nesta altura que irá necessitar desses super pensos. Á medida que alivia poderá passar para “artilharia” mais leve.
Packs de gel frio. Em abundância
Após cada mamada, para evitar o ingurgitamento das mamas poderá usar gelo. O ingurgitamento faz aumentar o volume da mamas, que podem ficar duras e causar dor.
Com gelo queremos dizer um saco de ervilhas embrulhado num pano, packs de gelo instantâneo, packs de gel frio, etc. Aplique o gelo nas mamas e remova assim que este comece a aquecer. Vai sentir alívio e reduzir o risco de ingurgitamento.
Packs de gel quente
Pois é. O ingurgitamento das mamas poderá também requerer calor. A amamentação é maravilhosa, mas pode causar, como tudo, alguns problemas. Inicialmente as mamas produzem colostro e só uns dias depois é que o leite “desce”. Entretanto pode suceder o ingurgitamento das mamas.
Os packs de gel quente (para microondas) podem ajudar se forem postos nas mamas antes da mamada ou de retirar leite com a bomba.
Analgésicos
As dores causadas pela episiotomia ou pela incisão da cesariana podem exigir um analgésico. Contudo, saberá já desde a gravidez que a toma de medicação durante o período de pré e pós-parto deve sempre ser aconselhada por um profissional de saúde. É que mesmo certos fármacos não sujeitos a receita médica poderão trazer riscos para o seu bebé.
A Ordem dos Farmacêuticos indica no seu portal que o ibuprofeno é considerado compatível com a amamentação, já que a sua transferência ao leite é muito diminuta. É considerado o anti-inflamatório de primeira escolha e tem a vantagem de atuar também como analgésico.
Bomba de leite
A bomba de leite pode ser um produto muito útil durante os meses de amamentação. O leite materno é precioso e completo pois nos primeiros meses o seu bebé tem nesse alimento todos os nutrientes que necessita.
Portanto, sempre que produzir mais leite do que o necessário, poderá bombeá-lo e guardar para o dar noutra altura ao seu bebé. Além disso a bomba de leite é uma aliada para tentar evitar o ingurgitamento. Existe todo o tipo de equipamentos complementares à bomba de leite para assegurar que o leite é armazenado em condições impecáveis.
Se puder, invista numa bomba de leite elétrica ou peça uma emprestada pois estas são muito menos trabalhosas e mais rápidas.
Discos de amamentação
À sua lista de produtos imprescindíveis para o pós-parto não podem faltar os discos de amamentação. Estes produtos são fundamentais porque vão ajudar a manter as mamas sempre secas. Os discos de amamentação são um acessório que absorve o leite materno em caso de perdas de leite. São usados por baixo do soutien, em contacto direto com a mama pois assim irão impedir que o leite que sai entre em contacto com roupa.
Os discos de amamentação estão disponíveis em formato reutilizável e descartável. Pode ainda fazer os seus próprios discos. Estes podem ser produzidos a partir de várias camadas de 100% algodão, suave e absorvente, cortados à sua medida. Evite usar materiais sintéticos.
Pode ainda adquirir discos de hidrogel e silicone, mas estes não absorvem o leite, estando indicados para prestar alívio aos mamilos doridos e inchados.
Almofada de amamentação
Não pode faltar a almofada de amamentação a esta lista pois esta irá dar-lhe imenso conforto quando estiver a amamentar. Uma almofada de amamentação tem como principal função auxiliar o apoio à bebé e à mãe durante a a amamentação do bebé. Normalmente a mãe senta-se relaxada num sofá, ou poltrona, apropriado, pousa a almofada na suas pernas e o bebé aninha-se na almofada numa posição confortável para mamar.
O objetivo deste produto é aliviar o pressão exercida pelo peso do bebé no braço e costas da mãe. O formato em “C” é muito popular pois adapta-se a todo o perímetro da cintura da mãe e garante apoio e conforto ao bebé e à mãe.
Se tiver talento para costurar poderá fazer a sua própria almofada de amamentação, totalmente ao seu gosto! Senão, pode adquirir numa loja de produtos de puericultura.
E finalmente…
Poderíamos mencionar mais produtos como sprays para o períneo, gel para tratar hemorroidas (sim, é frequente surgirem após o parto natural), suplementos alimentares, água e snacks sempre à mão e outros. Contudo, com os oito produtos acima mencionados poderá assegurar um conforto muito maior na fase do pós-parto, uma recuperação mais rápida e minimizar o risco de eventuais complicações.
Assim, poderá iniciar esta sensacional fase da sua vida da melhor maneira possível, sabendo que quanto melhor se sentir, melhor também estará o seu bebé.
Fontes: Healthline, Ordem dos Farmacêuticos