A gravidez e o pós-parto são sinónimo de mudanças significativas na vida da mulher (e do casal). É uma fase de muita alegria e emoção, mas, também, de muitos desafios. Há uma reviravolta dos papéis, surgem novas responsabilidades e competências necessárias para cuidar de um recém-nascido.
Para dar resposta a esta nova fase, surgiu o Caring4moms, um serviço de apoio domiciliário totalmente dedicado a proporcionar saúde, conforto e segurança a mulheres e famílias no pós-parto (até 3 anos após o parto) idealizado e desenvolvido por Ana Vale, Enfermeira Especialista em Saúde Mental, e também responsável pelo projeto Mulher, Filha e Mãe.
O Caring4moms garante um apoio personalizado, qualificado, cuidado e dedicado, nomeadamente, às mães, por todo o país, porque “cuidar de uma mãe é cuidar de uma família, especialmente, no pós-parto”.
A ideia surgiu do contacto com mães e famílias no pós-parto com quem Ana tem tido ao longo de diversos contextos e projetos nos últimos anos, bem como das experiências e necessidades que as famílias têm partilhado. Para além disso, o Caring4moms surge depois do reconhecimento de “uma carência de um apoio de enfermagem que vá além da execução de simples atos técnicos/instrumentais e que responda às necessidades de presença, escuta ativa e acompanhamento que é necessário nesta fase por parte de um profissional de saúde, e especialmente, em contexto domiciliário”, explica Ana.
“Se uma mulher no pós-parto se sente apoiada, segura e tranquila, certamente que vai conseguir dar uma resposta mais disponível, atenta e dedicada ao seu bebé, companheiro e família.”
Ana Vale, responsável pelo projeto Caring4moms
O projeto distingue-se pela formação e experiência de Ana Vale na prestação de cuidados de enfermagem em contexto domiciliário e nos cuidados às mulheres e famílias na gravidez e pós-parto, especialmente no âmbito da promoção da saúde mental perinatal. Além disso, trata-se de um conceito inovador que coloca a pessoa no centro dos cuidados, 100% adaptados às suas necessidades e que resultam da partilha, da escuta, do acompanhamento e do estar presente.
Os desafios após o nascimento de um bebé
Com o nascimento de um bebé, as rotinas do pai e da mãe e, claro, do casal, alteram-se por completo e é aqui que surge a necessidade de a família se reorganizar. Como Ana explica, esta reorganização implica reestruturação, reflexão, comunicação e o traçar de alguns objetivos.
“Eu ajudo as famílias a reorganizarem-se, a refletirem, a comunicarem (individualmente ou entre os membros), a terem mais tempo para si e mais acesso a cuidados de saúde no meio do turbilhão que pode ser um pós-parto. E esta ajuda, por vezes, advém simplesmente daquilo que, tecnicamente, se chama a consulta de enfermagem e que na comunidade eu chamo de um primeiro encontro para conversar e perceber melhor quais são os principais desafios e/ou dificuldades que a mãe ou o pai estão a sentir para definirmos, em conjunto, estratégias. E tudo isto, em casa”.
“A estratégia pode ser só eu estar presente algumas horas por dia para ajudar a mãe a reconstruir a sua segurança e ter algum espaço para conseguir tomar um banho em condições. Ou pode passar por ir fazer um check-up de saúde à mãe com mais frequência, ajudá-la a tratar de alguma ferida mais complexa que tenha ficado do parto, aproveitar e ficar mais um pouco e fazer uma sessão de relaxamento, ou conversarmos sobre determinadas dúvidas/questões, ou, simplesmente, estar, sem julgamento, e com toda a disponibilidade naquele momento para o que for necessário”, remata.
Serviços
Apoio em casa, por telefone e via online
- Ajudar as mães e os pais a refletir sobre os diversos desafios do dia-a-dia da maternidade/paternidade e como lidar com eles;
Ajuda nas rotinas do dia-a-dia
- Ajudar as mães a ter mais tempo de qualidade para elas mesmas neste período (acompanhar num passeio com o bebé, cuidar do bebé durante algum tempo para a mãe fazer alguma tarefa; etc – depende sempre do pretendido e que é abordado num primeiro encontro);
- Para facilitar o descanso, alimentação, cuidados de higiene, afazeres, etc., das mães e dos pais;
- Para promover o relaxamento da mãe através de massagem, meditação, escuta ativa, reiki, etc.
Promoção da saúde física, mental, social e espiritual
- Realização de um check-up de saúde simples à mãe e ao pai;
- Ajuda na gestão/tratamento das feridas decorrentes do parto, medicação, etc;
- Comunicação/articulação com as equipas de saúde para dar continuidade aos cuidados em casa.
Ajuda no cuidado do bebé
- Apoio nos cuidados diários ao bebé (alimentação, higiene, conforto, brincadeiras…);
- Aconselhamento parental sobre desenvolvimento infantil, cuidados nos primeiros três anos de vida, estratégias facilitadoras de cuidado, entre outros;
- Sensibilização/formação sobre primeiros socorros infantis e prevenção de acidentes na primeira infância;
- Aconselhamento/ajuda na adaptação do domicílio para a chegada do bebé.
O Caring4moms está disponível para famílias de todo o país e alguns concelhos estão isentos de despesas de deslocação.