As primeiras semanas pós-parto podem ser um verdadeiro desafio, especialmente para os pais de primeira viagem, para quem tudo é novidade.
Naturalmente, os pais sentem-se ansiosos e com receio de não conseguirem compreender os sinais do bebé e satisfazer todas as suas necessidades. Contudo, muitos receios são infundados. Todos os pais conseguem adaptar-se à sua nova realidade e amparar o seu bebé.
Neste guia, reunimos algumas dicas que a vão ajudar a ultrapassar as primeiras semanas pós-parto com mais segurança e tranquilidade.
Primeiras semanas pós-parto
Prepare-se para tempos desafiantes
Na maternidade / hospital, o seu bebé é examinado pelo médico que lhe explicará algumas curiosidades como o que é e quando fecha a moleirinha, o que são e quando desaparecem as marcas de nascimento (marcas vermelhas na cabeça e no pescoço, comichão e descamação) e porque a forma da cabeça do recém-nascido ainda não assumiu a sua forma definitiva (ao nascer, a cabeça do bebé é mais alongada, para atravessar com maior facilidade o estreito canal de parto).
Depois de chegar a casa, pode notar em alguns sinais ou sons que o bebé emite: a maioria é normal. Por esta altura, já deverá ter escolhido e conhecido o pediatra (uma das decisões mais importantes que deve tomar ainda durante a gestação) para o seu bebé.
Ligue-lhe sempre que tiver alguma dúvida que a preocupe. Nos primeiros meses, o apoio de um profissional de saúde qualificado é a melhor forma de se sentir tranquila quanto ao bem-estar do seu bebé.
O cordão umbilical
O coto do cordão umbilical pode deixá-la impressionada. O pequeno segmento do cordão umbilical fica escuro e pode parecer-lhe que incomoda o bebé quando lhe dá banho ou troca a fralda. Não se preocupe. Desde que manipulado com cuidado, o bebé não sente dor nem desconforto.
O coto do cordão umbilical cai cerca de 3 semanas após o parto (entre o 7º e o 14º dia de vida). Até lá, mantenha-o bem seco (saiba como cuidar do coto umbilical).
Arrotar
Os bebés precisam de arrotar depois das refeições para libertarem o ar que engolem durante a mamada. Para colocar o bebé a arrotar, mantenha-o direito durante 3 a 5 minutos após cada mamada.
As fraldas de pano são muito úteis para evitar sujar a sua roupa no caso de o bebé bolsar. Coloque uma fralda de pano no seu ombro enquanto segura o bebé até arrotar.
O cocó
Os primeiros cocós do recém-nascido são verde-escuros, pegajosos e pastosos (é o designado mecónio, que começa a ser produzido por volta da 36ª semana da gestação com os primeiros movimentos do intestino). Três ou quatro dias após o nascimento, com a amamentação, as fezes tornam-se mais amarelas e líquidas.
Por muito estranho que lhe pareça o cocó do bebé, estas variantes são normais. Inicialmente o bebé costuma fazer cocó após cada mamada (cerca de oito vezes ao dia), o que vai diminuindo pouco a pouco. A partir dos 2 meses, os bebés amamentados ao peito começam a evacuar menos vezes por dia.
Se as fezes forem bolinhas secas e duras, consulte o pediatra porque o bebé pode ter prisão de ventre. Por vezes, o cocó é muito líquido e esverdeado (após contacto com o ar), mas tal não significa que tenha diarreia (isto é, a “falsa diarreia do aleitamento materno”).
A respiração do bebé
Pode não acreditar, mas ouvir o bebé a respirar é uma das grandes preocupações dos pais. Alguns chegam mesmo a usar um espelho para se certificarem que o bebé está a respirar porque o espelho fica embaciado.
Se o bebé lhe parecer ofegante ou com a respiração acelerada, contacte o pediatra.
Perda de peso
Durante a primeira semana, o peso do bebé pode diminuir cerca de 5%, o que se deve à diminuição da ingestão de líquidos. Por volta dos 10 a 20 dias de vida, recupera o peso que começa a aumentar a partir desse momento.
Banho do bebé
Os primeiros banhos do bebé podem ser verdadeiramente desafiantes. Como segurar no bebé com segurança? Como segurar corretamente na cabeça? Dar banho por partes ou no corpo todo? Lavar ou não a cabeça? As dúvidas são imensas.
O recém-nascido precisa apenas de um banho completo uma ou duas vezes por semana mas a zona genital precisa de ser cuidadosamente limpa sempre que muda a fralda.
Antes de dar banho ao bebé, certifique-se que o ambiente está a uma temperatura agradável e que tem tudo o que precisa. O bebé não deve ficar sozinho por um segundo que seja.
Sobreviver às primeiras noites
Os bebés mais pequenos precisam de se alimentar com frequência e acordam frequentemente durante a noite.
Nas primeiras semanas, entre pegar no bebé, dar de mamar, mudar a fralda e voltar a adormecer, passou o tempo e recomeça tudo de novo… Provavelmente, você nem conseguiu voltar a adormecer.
Para ajudar o bebé a adaptar-se à sua nova vida, há algumas coisas que pode fazer desde o dia em que chegam a casa:
- Estabeleça uma rotina consistente, a manter todos os dias, à mesma hora, com a mesma sequência de passos como: banho, vestir, brincar, comer, dormir, por exemplo;
- Coloque o bebé na sua caminha antes de adormecer;
- Mantenha a temperatura do quarto controlada, ponha o bebé a dormir de barriga para cima, coloque o berço no seu quarto para estar mais próxima e mantenha almofadas e bonecos fora do berço;
- Não deixe o bebé a chorar até que volte a adormecer. Se acordar de noite, vá ver o que se passa e conforte-o. Como terá oportunidade de confirmar por si própria, existem muitas teorias e técnicas que prometem ajudar os bebés a dormir a noite toda. Siga o que lhe faz sentido sem se preocupar com palpites alheios;
- Os recém-nascidos passam a maior parte do dia a dormir, num total de 16 horas ou mais. Nos primeiros 3 meses de vida, os bebés sentem a falta do conforto e do ritmo do ventre materno e ainda não estão completamente adaptados às novas rotinas, exigências, sensações e horários do mundo extrauterino.
Lembre-se que o seu bebé também está a passar por uma fase extremamente exigente em termos de desenvolvimento (físico e emocional) e que conta com os pais para o ajudarem a compreender e aprender a adaptar-se à sua nova realidade.
O choro do bebé
O choro do bebé está entre os tópicos que causam maior angústia aos pais. O choro é a forma natural de comunicação do bebé. Nas primeiras semanas, tem que confiar no seu instinto e descartar possibilidades:
Fome? Sede? Fralda? Cólicas? Sente-se sozinho? Tem dores? Está muito calor? Será frio? Será uma etiqueta da roupa a incomodar? Está muito barulho? Demasiada luz? Quer dormir mas não consegue adormecer? Estava a dormir e acordou? Assustou-se?
Rapidamente vai conseguir decifrar o choro do seu bebé e tudo fica mais simples.
Muito importante: não se esqueça de si
A recuperação física e emocional da gestação e do parto em conjunto com a privação do sono podem ser um peso demasiado pesado para gerir e afetar a sua confiança enquanto mãe e cuidadora.
Isto é particularmente evidente nas mães de primeira viagem, habituadas a serem independentes e que se veem agora com um bebé nos braços que depende totalmente dos seus cuidados.
Para lidar com esta fase da melhor forma possível, não se esqueça de cuidar de si:
- A privação do sono é um dos maiores desafios de todos os pais. O melhor conselho? Duma sempre que tiver oportunidade. Sempre que o seu bebé dormir, aproveite para dormir também. Esqueça a arrumação da casa, a roupa para lavar ou passar a ferro e permita-se repousar;
- Faça pausas. Dê um passeio, não importa se for só até ao fundo da rua. Faça os seus próprios recados só para ter a oportunidade de dar uma volta e fazer uma pausa. Claro que isto implica pedir ajuda ao seu companheiro, a familiares ou amigos, que fiquem com o bebé. Se necessário, contrate alguém para a ajudar. Considere este gasto como um bom investimento, mesmo que temporário;
- Envolva o pai nos cuidados ao bebé. Confie nele para cuidar do bebé quando você não está em casa;
- Faça uma dieta saudável e equilibrada. Se necessário, vá ao nutricionista para adequar a sua dieta às suas necessidades nutricionais;
- Não stress com as suas novas formas. Rapidamente vai retornar ao estado anterior à gravidez. Em média, as mulheres precisam de um ano para recuperar;
- Use um porta-bebés para que possa executar pequenas tarefas enquanto dá colo ao bebé. Além de prático, esta forma de transportar o bebé deixa-o muito tranquilo e seguro. É muito normal que faça um soninho;
- Racione as visitas de acordo com a sua conveniência em vez de se sujeitar à disponibilidade de quem quer conhecer o bebé.
Nos primeiros dias e semanas, pode sentir-se vulnerável perante certos palpites e opiniões sobre como cuidar do seu bebé. Oriente-se pela informação que recolheu, apoie-se no seu companheiro, aconselhe-se com o seu pediatra e esqueça tudo o resto.
Se alguém que lhe é próximo não concordar com a forma como cuida do seu bebé, não valorize. Confie nas suas capacidades e siga as suas convicções com segurança e tranquilidade.
Mantenha-se firme e confiante nas suas competências
As primeiras semanas com o bebé pode ser um verdadeiro desafio. Você e o seu bebé estão a conhecer-se e você e o seu companheiro a adaptar-se a novos papéis. Não se esqueça que o tempo passa muito rapidamente e que, em breve, as primeiras semanas ficam para trás.
Aproveite para descansar e para dormir sempre que o seu bebé dormir. Peça ajuda. Não se preocupe com nada que não seja essencial para o bem-estar da sua família. Pense nas suas necessidades e que também o seu corpo está a recuperar da gravidez, do parto e a produzir o alimento para o bebé. Relaxe. Descomplique e desfrute do seu novo bebé!