Dormir com um recém-nascido: 7 dicas para sobreviver aos primeiros meses. A chegada de um novo bebé à família é motivo de enorme alegria. Mas é um facto que os primeiros meses com um recém-nascido não são particularmente fáceis, particularmente no que diz respeito ao sono. Regra geral, o sono dos pais fica bastante afetado nos primeiros tempos. Não vale a pena florear este assunto.
Nos primeiros tempos o bebé dorme em pequenos períodos e acorda. Entre esses pequenos períodos é necessária a rotina de amamentar, arrotar, mudar a fralda e embalar ou brincar com o bebé.
Por isso, o sono dos pais fica automaticamente afetado pois estes deixam de poder (temporariamente) dormir as suas 6 a 9 horas seguidas. A consequência é a exaustão, para não falar de por vezes podermos sentir-nos como personagens de filmes com mortos-vivos. Sim, esta parte já é exagerada, mas a realidade não andará tão longe disso assim!
Que nova mãe nunca adormeceu e acordou minutos depois, pensando que tinha dormido uma noite inteira?
Dormir, e dormir razoavelmente, é imprescindível para que possa aguentar estes primeiros meses com o seu recém-nascido. Por isso recolhemos as preciosas dicas de vários especialistas de sono para dormir com um recém-nascido e sobreviver!
1- Adote uma boa higiene de sono
A especialista de sono em pediatria, Tracie Kesatie explica que no bebé o sono noturno é o primeiro a desenvolver-se. Assim, a primeira parte da noite proporciona um período de sono maior.
Dormir com um recém-nascido, adotando uma boa higiene de sono é muito importante. Estabeleça o seu ritual de sono. Assim, se possível desligue o equipamento eletrónico pelo menos 1 hora antes de dormir e adote uma rotina relaxante: tomar um banho quente, meditar ou ler nem que seja uns minutos, etc.
2- Crie um ambiente propício ao sono para si e para o bebé
Além de uma boa higiene de sono, procure também cuidar do ambiente onde dorme. Garanta que o seu quarto tem um ambiente tranquilo e propício ao sono. Sendo assim, retire todo o tipo de coisas a mais do seu quarto, como roupa, acessórios do bebé que podem ficar noutro quarto ou aparelhos de exercício, é a dica de Terry Cralle, educador de sono. O especialista considera que toda a tralha distrai-nos e evita uma boa noite de sono.
Da mesma forma, o bebé também necessita de um ambiente tranquilo e agradável para dormir. Deixe apenas uma luz ambiente e ponha ruído branco ou música para adormecer o bebé. Assim, com um ambiente propício ao sono, o bebé (e os pais) irão beneficiar de períodos mais alargados de sono.
3. Peça/aceite ajuda
Não assuma que consegue aguentar tudo porque os primeiros tempos, até o recém-nascido poder dormir uma noite inteira, são desafiadores.
Por isso, se a família e amigos oferecerem para ajudar, aceite se for possível. Da mesma forma, não hesite em pedir ajuda às pessoas que lhe são mais próximas.
A família e amigos podem ajudar com as tarefas de alimentar, mudar a fralda e olhar pelo bebé. Enquanto isso, pode desfrutar de uma mais que merecida sesta reparadora. Não se esqueça que descansar, por pouco tempo que seja, ajuda a recuperar das noites sem dormir.
4. Dormir com um recém-nascido: descansar à vez
Com a licença de paternidade, ficou mais fácil poderem mãe e pai partilhar os cuidados prestados ao recém-nascido. Assim, dormir com um recém-nascido poderá ser menos cansativo. Os pais podem, por exemplo, levantar-se à vez durante a noite para cuidar do bebé.
Assim, enquanto um cuida do bebé, o outro pode continuar a dormir. No caso das mães que amamentam, pode ser mais difícil . Contudo podem bombear leite para a primeira mamada noturna ser dada por biberão. Assim garantem que podem dormir pelo menos a primeira parte da noite sem interrupção.
5. Treine o sono do bebé assim que for altura
Com o tempo, o bebé poderá começar a ajudar o bebé a aumentar os períodos de sono. Há várias formas e métodos de o fazer, alguns dos quais questionáveis para alguns pais.
Os quatro meses de idade poderão ser uma altura apropriada para iniciar a treinar o sono do bebé. Mas consulte o pediatra do seu bebé e siga as suas recomendações sobre o método a adotar, considera Gaby Wentworth, especialista de sono em pediatria.
6. Deixe o trabalho onde ele pertence: no trabalho
Com toda a parafernália tecnológica atual, podemos agora estar continuamente ligados ao mundo exterior. Embora isso traga inúmeras vantagens, a desvantagem é que corre o risco de também continuar ligado ao trabalho. Com um bebé recém-nascido em casa, o sono ficará a perder com as horas dedicadas ao trabalho.
Se está de licença de maternidade ou paternidade, procure desligar-se do trabalho para que possa direcionar toda a sua energia para o que realmente importa: o seu adorável bebé e recuperar do cansaço.
7. Recuperar de outras formas
Numa altura em que simplesmente não é possível conseguir as suas preciosas horas de sono, tudo ajuda, como vimos acima. Se conseguir, reserve algum tempo, por pouco que seja, para ouvir música, falar com amigos, ver programas na Netflix, ou simplesmente relaxar. Por pouco tempo que seja, vai ajudar a minimizar o stress.
Como pode ver, dormir com um recém-nascido pode ser desafiador, mas há várias formas de minimizar o cansaço e de recuperar. Esperemos que as sugestões deste artigo sejam úteis.
Fonte: Healthline