Os primeiros meses de vida do bebé são uma fase decisiva para o seu desenvolvimento. Por volta do 7º mês da gravidez, na visita ao pediatra que irá acompanhar o bebé depois do nascimento, terá a oportunidade de o questionar sobre o que pode esperar nos primeiros meses de vida do seu bebé.
Contudo, convém salientar que cada bebé é único e que não há receitas. Com o tempo, os pais aprenderão a interpretar os sinais e a compreender a personalidade do seu bebé para, assim, responder de forma satisfatória às suas necessidades físicas e emocionais.
Primeiros meses de vida do bebé
A maioria dos pais, especialmente os de primeira viagem, vivem com ansiedade a chegada do bebé e têm uma grande necessidade de compreender o que está para vir. Os cuidados do bebé e a qualidade do laço emocional (o desenvolvimento emocional) que com ele vão estabelecer estão entre as principais preocupações.
Para além disso, as dúvidas sobre a amamentação e o que fazer quando chegar o momento de voltar ao trabalho, são outras preocupações de primeira linha.
Uma gravidez saudável é o melhor caminho para um bebé saudável
Uma das grandes preocupações dos pais durante a gravidez prende-se com a saúde e o desenvolvimento do bebé. Proteger a saúde futura do bebé começa logo na gravidez. Hoje em dia sabe-se que os cuidados pré-natais – iniciados, se possível, ainda antes de engravidar – a alimentação e o estilo de vida dos pais, interferem no desenvolvimento embrionário e fetal.
O bebé aprende durante a gravidez
Os bebés não são seres apáticos e insensíveis aos estímulos durante a gravidez. No terceiro trimestre da gravidez, os seus sentidos estão bem desenvolvidos e os fetos respondem a estímulos externos como a música ou o toque na barriga.
- 6 Coisas que os bebés aprendem na barriga da mãe
- 5 Formas de reforçar os laços com o seu bebé na gravidez
Cada bebé nasce com uma personalidade única
Não há dois bebés iguais. E os pais sabem isso muito bem quando têm mais do que um filho, mesmo sendo eles gémeos. Cada bebé é um ser único e individual. Alguns bebés são naturalmente calmos enquanto outros precisam de mais atenção e de ajuda para se acalmarem. Isto significa que não há uma receita para aprender a lidar com os bebés.
Quando estão “grávidos”, os pais constroem uma imagem de como será o seu bebé. Depois da segunda ecografia da gravidez, realizada no segundo trimestre, o aspeto físico do bebé não sofrerá grandes alterações e, a essa imagem, os pais juntam uma idealização do que será o seu bebé.
Após o nascimento, inicia-se uma nova fase. O bebé torna-se real e, pouco a pouco, os pais aprendem a descodificar a personalidade do bebé e a interpretar os sinas que este lhes envia.
Aprender a ajustar as expectativas
Para muitos pediatras, é fundamental que os pais tenham a noção que cada bebé é um ser único e particular, que irá reagir de forma específica aos vários estímulos que o esperam no mundo exterior sem que isso signifique que existe algum problema a nível do desenvolvimento.
Ter esta consciência desde logo é meio caminho andado para que os pais vivam os primeiros meses de vida do seu bebé com segurança no seu papel de cuidadores e com toda a tranquilidade.
Tempo para aprender a ser pais
Saber resistir aos palpites, confiar nas capacidades para cuidar do bebé e conseguir distinguir entre aquilo que realmente pode ser útil do que só serve para confundir e aumentar a ansiedade para lidar com o bebé, são capacidades que se vão adquirindo com o tempo, gradualmente, e com um bom apoio e comunicação entre os pais.