Parâmetros usados na avaliação do desenvolvimento motor, emocional e social da criança pelo programa de vigilância de saúde infantil e juvenil em Cuidados de Saúde Primários (CSP) e atividades promotoras do desenvolvimento na primeira infância.
Parâmetros de avaliação aos 3 anos de idade
Comportamento e adaptação social
- Pode despir-se mas só se lhe desabotoarem o vestuário;
- Vai sozinho à casa de banho;
- Come com colher e garfo.
Visão e motricidade fina
- Constrói torre de 9 cubos;
- Imita (3 anos: construir ponte em frente à criança) e copia (3A1/2: não construir em frente à criança) a ponte de 3 cubos;
- Copia o círculo (não desenhar em frente à criança, apenas mostrar círculo já desenhado);
- Imita a cruz;
- Combina 2 cores, geralmente o vermelho e o amarelo (confunde o azul e o verde);
- Não é obrigatório nomear a cor, mas sim corresponder;
- Desenha figura humana: cabeça mais uma ou duas partes do corpo (mesmo em locais errados).
Postura e motricidade global
- Equilíbrio momentâneo num pé;
- Atira bola acima da linha do ombro;
- Sobe escadas alternadamente mas desce com os 2 pés no mesmo degrau.
Audição e linguagem
- Diz o nome completo e o sexo;
- Vocabulário extenso mas pouco compreensível por estranhos;
- Diz frases com 4 palavras;
- Defeitos de articulação e imaturidade na linguagem;
- Hesitações e repetições de sílabas e palavras no discurso.
Atividades promotoras do desenvolvimento aos 3 anos de idade
- Promover atividades lúdicas físicas: saltar, correr, pular, andar de triciclo, etc.…
- Pedir à criança que conte histórias ou algo que fez (ação passada);
- Incentivar a criança a fantasiar;
- Dar responsabilidades, aceitar a forma que ele achou para dominar a sua vida:
- Não trazer a criança para a realidade quando está no seu mundo imaginário;
- Conduzir os rituais de sono de forma regrada (medos, associados ao pensamento mágico);
- Fase dos “porquês“. Há que ter muita paciência, tendo em conta que nem sempre espera pela resposta à primeira pergunta;
- Não ridicularizar comportamentos;
- Ajudar a criança a partilhar os brinquedos – altura para ingressar no jardim-de-infância;
- Acompanhamento de programas televisivos.
LEIA TAMBÉM
- Parâmetros de avaliação do recém-nascido
- Parâmetros de avaliação do bebé das 4 às 6 semanas
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 3 meses de idade
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 6 meses de idade
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 9 meses de idade
- Parâmetros de avaliação da criança aos 12 meses
- Parâmetros de avaliação da criança aos 18 meses
- Parâmetros de avaliação da criança aos 2 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 3 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 4 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 5-6 anos
A criança é um ser em desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo, sendo constante a ordem de aparecimento das diferentes funções. Contudo, a velocidade de passagem de um estádio a outro varia de uma criança para outra e, consequentemente, a idade de aparecimento de novas aquisições também difere.