Parâmetros usados na avaliação do desenvolvimento motor, emocional e social da criança pelo programa de vigilância de saúde infantil e juvenil em Cuidados de Saúde Primários (CSP) e atividades promotoras do desenvolvimento na primeira infância.
Parâmetros de avaliação aos 2 anos de idade
Comportamento e adaptação social
- Coloca o chapéu e os sapatos;
- Usa bem a colher;
- Bebe por um copo e coloca-o no lugar sem entornar;
- Jogo simbólico (faz-de-conta);
- Jogo paralelo (brinca junto de outras crianças mas não com elas).
Visão e motricidade fina
- Preferência por uma mão (definição da lateralidade);
- Constrói torre de 6 ou 7 cubos;
- Imita o rabisco circular (pode fazê-lo espontaneamente), bem como linha vertical (após demonstração);
- Gosta de ver livros, reconhecendo detalhes e nomeando algumas figuras;
- Vira uma página de cada vez;
- Pode ser testada a visão binocular (dois olhos em simultâneo).
Postura e motricidade global
- Corre com segurança evitando obstáculos;
- Sobe e desce escadas com os dois pés no mesmo degrau, apoiando-se no corrimão/parede.
Audição e linguagem
- Diz o primeiro nome;
- Fala sozinho enquanto brinca;
- Junta duas ou mais palavras, construindo frases curtas;
- Linguagem pode ser incompreensível, mesmo pelos familiares;
- Nomeia objetos familiares e figuras;
- Identifica cabelo, mãos, pés, nariz, boca e sapatos.
Atividades promotoras do desenvolvimento aos 2 anos de idade
- Proporcionar brincadeiras como: pular num só pé, correr, saltar uma corda, de modo a estimular a coordenação motora;
- Controlo esfincteriano se a criança tiver desenvolvido competência da fala;
- Estimular a arrumação, imitação e declínio do negativismo;
- Ajudar a criança a pronunciar palavras, mas pelo estímulo positivo;
- Oferecer tintas para a criança mexer e desenhar;
- Dar-lhe a conhecer várias texturas e materiais;
- Contar histórias e dar puzzles;
- Facilitar oportunidade de jogo simbólico;
- Pedir para ajudar em pequenas tarefas diárias;
- Dar oportunidade para a criança emitir o próprio pensamento e desejo, mantendo os limites.
LEIA TAMBÉM
- Parâmetros de avaliação do recém-nascido
- Parâmetros de avaliação do bebé das 4 às 6 semanas
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 3 meses de idade
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 6 meses de idade
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 9 meses de idade
- Parâmetros de avaliação da criança aos 12 meses
- Parâmetros de avaliação da criança aos 18 meses
- Parâmetros de avaliação da criança aos 2 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 3 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 4 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 5-6 anos
A criança é um ser em desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo, sendo constante a ordem de aparecimento das diferentes funções. Contudo, a velocidade de passagem de um estádio a outro varia de uma criança para outra e, consequentemente, a idade de aparecimento de novas aquisições também difere.