Parâmetros usados na avaliação do desenvolvimento motor, emocional e social da criança pelo programa de vigilância de saúde infantil e juvenil em Cuidados de Saúde Primários (CSP) e atividades promotoras do desenvolvimento na primeira infância.
Parâmetros de avaliação aos 3 meses de idade
Comportamento e adaptação social
- Sorriso, galreio e movimentos de excitação em resposta a situações familiares (por ex. amamentação, biberão, etc.);
- Boa resposta social à aproximação de uma face.
Visão e motricidade fina
- Mãos abertas, junta-as na linha média e brinca com elas.
Postura e motricidade global
- Segura brevemente a roca e move-a em direção à face, ainda sem coordenação;
- Segue uma bola pendente em meio círculo horizontalmente (a 15-25 cm da face);
- Convergência ocular: com uma bola pendente ou face humana aproximar lentamente, na vertical, da face da criança;
- Pestanejo de defesa: rapidamente aproximar objeto da sobrancelha da criança;
- Em decúbito ventral faz apoio nos antebraços;
- Membros com movimentos ritmados suaves, contínuos e simétricos;
- Se tração pelas mãos a cabeça apresenta-se ereta com pouca ou nenhuma queda, e coluna dorsal direita (exceto região lombar);
- Em suspensão ventral, a cabeça encontra-se acima da linha do corpo;
- De pé flete os joelhos (não faz apoio plantar).
Audição e linguagem
- Atende e volta-se em direção à fonte sonora.
Nota: crianças com défice auditivo podem parecer assustadas/surpreendidas com aproximação dos pais ou examinador que surge subitamente no seu campo visual.
Atividades promotoras do desenvolvimento aos 3 meses de idade
- Interagir através da fala, usar a mímica do rosto e imitar o som de determinados objetos ou instrumentos musicais;
- Ouvir música suave na companhia do cuidador. Dançar, em ritmo suave, com o bebé ao colo. Cantar;
- Mobilizá-lo, evitando que esteja deitado demasiado tempo e na mesma posição.
- Procurar levantá-lo devagar pelas mãos, como se fosse sentá-lo;
- Oferecer-lhe objetos para segurar, colocar objetos pendentes para que possa segui-los;
- Desenvolver um ritual de apoio à hora de dormir, sem deixar chorar desenfreadamente.
- Parâmetros de avaliação do recém-nascido
- Parâmetros de avaliação do bebé das 4 às 6 semanas
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 3 meses de idade
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 6 meses de idade
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 9 meses de idade
- Parâmetros de avaliação da criança aos 12 meses
- Parâmetros de avaliação da criança aos 18 meses
- Parâmetros de avaliação da criança aos 2 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 3 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 4 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 5-6 anos
A criança é um ser em desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo, sendo constante a ordem de aparecimento das diferentes funções. Contudo, a velocidade de passagem de um estádio a outro varia de uma criança para outra e, consequentemente, a idade de aparecimento de novas aquisições também difere.