Parâmetros usados na avaliação do desenvolvimento motor, emocional e social da criança pelo programa de vigilância de saúde infantil e juvenil em Cuidados de Saúde Primários (CSP) e atividades promotoras do desenvolvimento na primeira infância.
Parâmetros de avaliação aos 6 meses de idade
Comportamento e adaptação social
- Muito ativo, atento e curioso: explora ambiente em todas as direções; quando oferecida roca abana deliberadamente; explora brinquedos/objetos.
Visão e motricidade fina
- Tem preensão palmar (usa ambas as mãos para alcançar um objeto);
- Transfere objetos de uma mão para a outra;
- Leva objetos à boca e explora-os;
- Se o objeto cai, esquece-o imediatamente (não procura o objeto que caiu);
- Colocar objeto (ex. cubo) em cima da mesa, no campo visual da criança, e posteriormente, em frente à criança, atirá-lo para o chão;
- Boa convergência (sem estrabismo);
- Reflexos de proteção (valorização de assimetrias);
- Paraquedas: segurando a criança pelo tronco e inclinando-a subitamente na direção do chão observa-se extensão e abdução dos braços e pernas e abertura das mãos;
- Proteção lateral: provoca-se desequilíbrio lateral quando a criança está sentada e observa-se extensão do braço e mão evitando a queda.
Postura e motricidade global
- Em decúbito ventral, faz apoio nas mãos com braços estendidos levantando a cabeça;
- Faz força para se sentar e mantém-se sentado sem apoio (por breves momentos);
- Sentado sem apoio, independente, alcançado entre os 5-9 meses;
- Dorso direito;
- De pé faz apoio plantar.
Audição e linguagem
- Segue e localiza os sons a 45 cm ao nível do ouvido (assobiar, cantar baixo, abanar roca suavemente);
- Vocaliza monossílabos e dissílabos. Sons com “p”, “m”, “t” quando sozinho ou em interação;
- Dá gargalhadas;
- Grita quando contrariado ou quando quer chamar a atenção.
Atividades promotoras do desenvolvimento aos 6 meses de idade
- Oferecer brinquedos apropriados como uma bola de tamanho médio, de cores vivas, cubos de arestas redondas, de modo a estimulá-lo a passar o objeto de uma mão para a outra;
- Sentá-lo com apoio para que possa participar mais ativamente no meio que o rodeia;
- Incentivar para que produza novos sons com a boca. Conversar e dançar com o bebé;
- Colocar o bebé num tapete adequado e incentivá-lo a deslocar-se rolando e a pegar nos brinquedos que estejam mais longe;
- Proporcionar brincadeiras de interação, colocar à frente do espelho e não prevenir situações que lhe causem frustrações (elemento forte de aprendizagem);
- Não entrar em conflito durante a refeição, que constitui uma oportunidade de interação sem pressão;
- Ritual do sono reforçado antes de dormir.
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A criança é um ser em desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo, sendo constante a ordem de aparecimento das diferentes funções. Contudo, a velocidade de passagem de um estádio a outro varia de uma criança para outra e, consequentemente, a idade de aparecimento de novas aquisições também difere.