Perguntas e respostas sobre vacinas e surtos meningocóccicos do serogrupo B:
- Segurança da vacina meningocóccica do serogrupo B
- Efeitos secundários comuns em adolescentes e jovens adultos
- Efeitos secundários comuns em crianças até aos 10 anos de idade
- Informações básicas acerca da vacina meningocóccica do serogrupo B
- Aprovação da vacina meningocóccica do serogrupo B
- Eficácia da vacina meningocóccica do serogrupo B
- Papel dos antibióticos em surtos meningocóccicos
P: Após a toma da vacina quanto tempo demora até se estar protegido?
R: Leva até duas semanas após a vacinação para o corpo montar uma resposta imunitária e estar protegido contra a doença meningocóccica do serogrupo B.
P: Durante quanto tempo é a vacina eficaz?
R: Com base em ensaios clínicos sabe-se que a primeira dose fornece protecção por alguns meses, mas que a protecção de desvanece. Então é importante para aqueles a quem a vacina é aconselhada, a receber uma segunda dose dentro do espaço de tempo recomendado.
Para eficácia a curto prazo, estudos mostram que quase todos os adolescentes têm uma robusta resposta à vacina meningocóccica do serogrupo B após a toma de duas doses. Isto significa que quase todos os adolescentes que tomam ambas as doses da vacina estarão provavelmente protegidos contra a doença meningocóccica do serogrupo B. Dados a longo prazo não estão disponíveis.
O objectivo é que a vacinação durante um surto de serogrupo B ajude a proteger estes indivíduos durante um período suficientemente longo para interromper a propagação da doença e parar o surto causado por uma estirpe específica.
P: Se pessoas em número suficiente forem vacinadas, haverá imunidade de grupo?
R: As pessoas têm (“transportam”) muitos micróbios nos seus narizes e gargantas. Algumas vacinas podem proteger contra a doença e o transporte dos micróbios. Quando o transporte é reduzido pela vacinação, o risco da doença pode ser reduzido mesmo em pessoas não vacinadas, a chamada “imunidade de grupo”. Não sabemos se a vacina do serogrupo B pode proteger contra o transporte; portanto, não existe uma percentagem alvo de pessoas que é necessário vacinar de forma a obter a imunidade de grupo. Contamos que o maior número de pessoas possível tome a vacina protegendo-se a si próprias durante um surto.
P: Durante quanto tempo pode alguém ser portador depois de tomar a vacina?
R: Uma vez que esta vacina é relativamente recente, não temos dados suficientes para saber qual o impacto no transporte. Para as bactérias meningocóccicas em geral, não temos a certeza, para cada pessoa, quanto tempo ele ou ela pode ser portador a bactéria. Sabemos que o transporte não é permanente e geralmente dura semanas a meses. O período de tempo pode variar por pessoa e com cada estirpe específica da bactéria. Não temos dados específicos acerca da duração do transporte, nem do período máximo de transporte, para todas as estirpes.
Mais informações acerca da vacina meningocóccica do serogrupo B: fichas técnicas e outros recursos sobre a vacina meningocóccica do serogrupo B, Novartis.
Tradução de documento original em http://www.cdc.gov/meningococcal/outbreaks/vaccine… – Centers for Disease Control and Prevention, Atlanta, EUA. Publicado no Mãe-Me-Quer a 1 de janeiro de 2015. Este documento não segue o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.