Perguntas e respostas sobre vacinas e surtos meningocóccicos do serogrupo B:
- Segurança da vacina meningocóccica do serogrupo B
- Efeitos secundários comuns em adolescentes e jovens adultos
- Efeitos secundários comuns em crianças até aos 10 anos de idade
- Informações básicas acerca da vacina meningocóccica do serogrupo B
- Aprovação da vacina meningocóccica do serogrupo B
- Eficácia da vacina meningocóccica do serogrupo B
- Papel dos antibióticos em surtos meningocóccicos
O que é a doença meningocóccica?
A doença meningocóccica pode referir-se a qualquer enfermidade que seja causada pelo tipo de bactéria designada Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococos. Nos Estados Unidos ocorrem menos de 1000 casos de doença meningocóccica por ano.
Estas bactérias podem causar infecções graves, tais como a meningite meningocóccica (infecção das membranas protectoras do encéfalo e da espinal medula) e septicemia meningocóccica (infecção da corrente sanguínea causando sangramento para o interior da pele e dos órgãos).
Existem cinco serogrupos (“estirpes”) da bactéria meningocóccica: A, B, C, Y, e W.
Segurança da vacina
P: Quão segura é a vacina?
R: Mais de 8000 bebés, crianças, adolescentes e adultos foram vacinados com segurança com a vacina meningocóccica do serogrupo B como parte dos estudos que resultaram na sua aprovação na Europa, Canadá, e Austrália. Como qualquer vacina, esta pode potencialmente causar um grave problema, tal como uma forte reacção alérgica, apesar de o risco de danos graves ser extremamente baixo.
Mais informações acerca da vacina meningocóccica do serogrupo B: fichas técnicas e outros recursos sobre a vacina meningocóccica do serogrupo B, Novartis.
Tradução de documento original em http://www.cdc.gov/meningococcal/outbreaks/vaccine… – Centers for Disease Control and Prevention, Atlanta, EUA. Publicado no Mãe-Me-Quer a 1 de janeiro de 2015. Este documento não segue o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.