Perguntas e respostas sobre vacinas e surtos meningocóccicos do serogrupo B:
- Segurança da vacina meningocóccica do serogrupo B
- Efeitos secundários comuns em adolescentes e jovens adultos
- Efeitos secundários comuns em crianças até aos 10 anos de idade
- Informações básicas acerca da vacina meningocóccica do serogrupo B
- Aprovação da vacina meningocóccica do serogrupo B
- Eficácia da vacina meningocóccica do serogrupo B
- Papel dos antibióticos em surtos meningocóccicos
P: As pessoas a quem é recomendada esta vacina, mas que já tomaram uma vacina meningocóccica, também precisam de tomar esta?
R: Sim. As pessoas a quem é recomendada a vacina meningocóccica do serogrupo B precisam de a tomar além da vacina meningocóccica administrada por rotina nos Estados Unidos. Esta vacina protege contra quatro serogrupos (estirpes), conhecidas como serogrupos A, C, Y e W, mas não contra o B.
A vacina meningocóccica do serogrupo B apenas pode ser utilizada em certas situações quando permitido pelo FDA, como durante um surto de doença meningocóccica do serogrupo B. Durante surtos anteriores de doença meningocóccica do serogrupo B, as pessoas não tiveram a oportunidade de tomar esta vacina porque não havia uma disponível ou licenciada num local onde fosse eficaz.
P: Quantas doses da vacina são necessárias?
R: São necessárias duas doses para protecção máxima. A segunda dose deve ser tomada um a seis meses após a primeira (mas não antes).
P: Quanto tempo leva até ficarmos protegidos depois de tomar a primeira dose da vacina?
R: Depois de se tomar a primeira dose da vacina, demora cerca de duas semanas para o Sistema imunitário do corpo desenvolver protecção suficiente (anticorpos) para ajudar a prevenir a doença meningocóccica do serogrupo B.
Uma vez que essa protecção diminui ao longo do tempo, uma segunda dose é necessária para manter a protecção. É crítico que se atinjam elevados níveis de protecção durante um surto.
Mais informações acerca da vacina meningocóccica do serogrupo B: fichas técnicas e outros recursos sobre a vacina meningocóccica do serogrupo B, Novartis.
Tradução de documento original em http://www.cdc.gov/meningococcal/outbreaks/vaccine… – Centers for Disease Control and Prevention, Atlanta, EUA. Publicado no Mãe-Me-Quer a 1 de janeiro de 2015. Este documento não segue o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.