Perguntas e respostas sobre vacinas e surtos meningocóccicos do serogrupo B:
- Segurança da vacina meningocóccica do serogrupo B
- Efeitos secundários comuns em adolescentes e jovens adultos
- Efeitos secundários comuns em crianças até aos 10 anos de idade
- Informações básicas acerca da vacina meningocóccica do serogrupo B
- Aprovação da vacina meningocóccica do serogrupo B
- Eficácia da vacina meningocóccica do serogrupo B
- Papel dos antibióticos em surtos meningocóccicos
Efeitos secundários comuns em adolescentes e jovens adultos
Os efeitos secundários mais frequentes ocorrem no local onde a vacina foi administrada (no braço), podendo incluir dores e sensibilidade, inchaço e endurecimento da pele. Outros efeitos secundários comuns em adolescentes e jovens adultos, incluem náusea, sentir-se um pouco em baixo, e dores de cabeça.
Estas reacções usualmente duram um curto período de tempo e melhoram por si só no espaço de alguns dias. Entre adolescentes, existe também o risco de desmaiar após esta vacina, ou qualquer injecção.
Efeitos secundários comuns em crianças até aos 10 anos de idade
Os efeitos secundários mais frequentes são perda de apetite, sonolência, choro invulgar, diarreia, vómitos, erupção cutânea, febre, e irritabilidade, bem como sensibilidade, inchaço, endurecimento e rubor da pele onde a injecção foi administrada (no braço ou na perna). Estas reacções geralmente duram um curto período de tempo e melhoram por si só no espaço de alguns dias.
P: Pode a vacina causar doença meningocóccica em alguém?
R: Não. Uma vez que a vacina meningocóccica do serogrupo B não contém nenhumas bactérias vivas, mas é constituída por partes inactivas da bactéria Neisseria meningitidis, ela não pode causar a doença meningocóccica em ninguém.
P: É seguro tomar a vacina após outra vacina meningocóccica, como Menveo® ou Menactra®, ou após a toma de uma vacina contra a gripe?
R: Sim, é seguro, tomar a vacina após outra vacina meningocóccica ou após a toma de uma vacina contra a gripe.
P: Existe alguma coisa que se deva dizer ao médico ou enfermeiro antes de tomar a vacina?
R: Sim. Deve dizer-se ao médico ou enfermeiro se:
- Não se está a sentir bem. Se a pessoa tem uma infecção grave com temperaturas elevadas, a vacinação deve ser adiada. Mas a vacina deve ser tomada a tempo se se tratar apenas de uma infecção menor, como uma constipação.
- Tem uma condição médica crónica, como hemofilia.
- Tem uma grave (risco de vida) alergia a algum componente da vacina.
- Está grávida ou a amamentar.
Mais informações acerca da vacina meningocóccica do serogrupo B: fichas técnicas e outros recursos sobre a vacina meningocóccica do serogrupo B, Novartis.
Tradução de documento original em http://www.cdc.gov/meningococcal/outbreaks/vaccine… – Centers for Disease Control and Prevention, Atlanta, EUA. Publicado no Mãe-Me-Quer a 1 de janeiro de 2015. Este documento não segue o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.