Febre amarela: o que é, sintomas e tratamento. Embora lhe possa parecer que está livre de febre amarela por residir em Portugal, existe o risco de contrair a doença se viajar para um destino onde esta é endémica.
Por esta perspetiva, faz todo o sentido informar-se sobre esta doença que pode ser fatal.
Este artigo explica-lhe tudo o que necessita saber sobre a febre amarela, como sintomas, prognóstico, tratamento e formas de a evitar.
O que é a febre amarela?
A febre amarela é uma doença viral que pode ser manifestada de forma muito ligeira a muito grave, causando a morte em cerca de metade destes casos.
Esta doença é transmitida através de picadas de mosquitos infetados pelo arbovírus do género Flavivirus. O mosquito Aedes aegypti é a principal espécie deste tipo de
O facto de esta doença causar nas suas formas mais graves uma coloração amarelada na pele do doente (icterícia), fez com que lhe atribuíssem o nome de “febre amarela”.
Antigamente era frequente detetar casos desta doença nas zonas temperadas e tropicais à volta do mundo. No entanto, hoje em dia a doença ocorre apenas nas áreas tropicais da África Central, América Central e do Sul . Contudo, há registo de casos na Europa e América do Norte.
Entre os países de expressão portuguesa, a doença é endémica em Angola, Brasil, Guiné-Bissau e Guiné-Equatorial.
Quais são os sintomas?
Alguns doentes não apresentam quaisquer sintomas da doença. Outros manifestam apenas sintomas leves. Contudo, há quem desenvolva uma forma grave de febre amarela que pode levar à morte.
Os sintomas normalmente aparecem cerca de três a seis dias depois de o doente ter sido picado por um mosquito infetado.
Os primeiros sintomas (leves) surgem subitamente e podem incluir:
- Febre
- Arrepios de frio
- Dores de cabeça
- Tonturas
- Dores musculares
- Falta de apetite
- Náuseas
- Vómitos
- Exaustão
- Icterícia
- Obstipação
- Irritabilidade
Estes sintomas iniciais tendem a desaparecer três a quatro dias após o seu aparecimento.
Contudo, entre 10 a 20% dos doentes sofrem uma evolução dos sintomas para uma forma grave. Infelizmente a taxa de mortalidade com a forma grave da doença é bastante elevada. Em casos muito graves as possibilidades de morte podem ser superiores a 50%.
Os sintomas nos casos mais graves podem, então, passar por:
- Febre alta
- Icterícia
- Falência de vários órgãos, principalmente fígado e rins
- Hemorragias nasais, da boca e gastrointestinais
- Vómitos com sangue
- Confusão
- Alucinações
- Apatia
- Convulsões
- Coma
Como é diagnosticada?
Pode ser difícil fazer o diagnóstico de febre amarela pois esta doença manifesta-se de forma semelhante a outras doenças. É o caso da malária grave, das hepatites fulminantes ou de outras febres hemorrágicas virais.
Nas fases iniciais da doença, o diagnóstico é efetuado com base em exames médicos para deteção do vírus, nomeadamente através da cultura do vírus.
Nas fases mais tardias, procura-se detetar anticorpos em amostras de sangue do paciente.
Existe tratamento?
Não, não existe um tratamento específico para a febre amarela. O único tratamento possível é o dos sintomas com internamento hospitalar. Isto poderá melhorar a taxa de sobrevivência à doença.
É possível prevenir a febre amarela?
Sim. A prevenção pode ser feita através de várias formas:
Ir a uma Consulta do Viajante
Se for viajar para países onde a febre amarela é endémica, deve de antemão ir a uma Consulta do Viajante. Nesta consulta receberá todo o aconselhamento necessário sobre o que deve fazer antes de viajar.
Segundo a informação que se encontra no portal do SNS24 para “evitar a circulação de febre amarela entre diferentes países é possível que seja exigido um certificado de vacinação contra a febre amarela na entrada em alguns países”.
Evitar as picadas de mosquito
A forma mais eficaz de se proteger contra a febre a amarela é evitando as picadas de mosquitos. Para tal, deve adotar alguns cuidados:
- Usar vestuário que cubra ao máximo o seu corpo, como camisolas ou camisas de manga comprida e calças
- Aplique repelente de insetos ou inseticidas na sua roupa pois os mosquitos conseguem picá-lo através dos tecidos; Os repelentes de insetos estão disponíveis em várias formulações e em diferentes concentrações. A maioria das formulações contém DEET (Dietiltoluamida), que tem demonstrado ser mais eficaz na prevenção de picadas de insetos.
- Utilize sempre repelente na nas zonas do corpo expostas
- Durma com rede mosquiteira (de preferência impregnada de inseticida pois alguns mosquitos possuem dimensões muito pequenas que lhes permitem atravessar a rede)
- Se acampar, dormir ao ar livre ou sem ar condicionado deverá também usar uma rede mosquiteira. As redes mosquiteiras que tenham incorporadas repelente de insetos têm uma duração de 3 a 5 anos e têm uma eficácia superior às redes que necessitem de re-impregnação.
Tomar a vacina contra a febre amarela
Existe uma vacina que é segura e 95% eficaz na prevenção da febre amarela. Com uma dose desta vacina o paciente fica com imunidade atenuada contra o vírus causador da doença.
No entanto, pelo facto de a vacina conter o vírus vivo atenuado, esta é, contraindicada em certos casos:
- Alergia a algum componente da vacina
- Bebés como menos de 6 meses de vida
- Doenças com o sistema imunitário comprometido
A febre amarela e a gravidez
Se está grávida, o melhor a fazer é evitar ou adiar viagens para áreas onde existe risco da doença. Se no entanto a viagem é mesmo imprescindível, deve consultar o seu médico antecipadamente.
Segundo a nossa pesquisa, tudo aponta que seja seguro tomar a vacina contra a febre amarela durante a gravidez. É improvável surgirem problemas clínicos tanto para a grávida como para o bebé. Embora não haja muitos estudos sobre o tema, os efetuados indicaram um ligeiro aumento de pequenas malformações a nível da pele nos bebés.
A informação presente neste artigo não pretende, de qualquer forma, substituir as orientações de um profissional de saúde ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento.
Assim sendo, perante qualquer incómodo, aconselhamos que se desloque ao seu médico assistente a fim de obter o diagnóstico e tratamento adequado.