Nos primeiros meses, a necessidade de acordar durante a noite para amamentar o bebé causa algum impacto nos hábitos de sono mas, mesmo assim, é possível criar uma rotina de sono.
Por volta dos 6 meses de idade o sono do seu bebé já estará estabelecido, com estágios de sono mais ou menos profundos, mas constantes e, por isso, é fundamental que a ajude o criar bons hábitos de sono desde muito pequenino.
Veja as sugestões dos especialistas que podem ajudar o seu bebé a dormir melhor.
1. Mantenha o bebé ativo durante o dia
Quando o bebé está acordado, interaja com ele: fale, brinque e cante mantendo-o bem desperto. Se mantiver o bebé ativo quando está acordado prolonga o tempo em que está acordado o que ajuda a dormir por períodos mais longos durante a noite.
2. Estabeleça e siga uma rotina de sono
Defina uma rotina específica para os momentos antes de dormir e mantenha as mesmas tarefas e o horário em que as faz diariamente. Se preferir dar banho ao bebé à noite, para o ajudar a relaxar, faça-o todos os dias, seguindo os mesmos passos. Depressa o bebé se habituará a estabelecer um padrão entre os seus próprios hábitos e a hora de ir para a cama.
3. Crie um ambiente propício ao sono
O quarto do bebé deve ser bem arejado durante o dia, a cama segura e confortável, os pontos de luz não devem ser diretos nem agressivos e o ambiente deve ser calmo e relaxante. Se achar que isso acalma e ajuda o seu bebé a dormir, pode colocar um mobile no berço ou deixar uma ténue luz de presença ligada (o que também facilita cuidar do bebé durante a noite).
4. Coloque o seu bebé na cama quando está sonolento mas ainda acordado
Adormecer o bebé ao colo e só depois o meter na cama pode não ser uma boa estratégia para o ensinar a dormir sozinho. Se o colocar na cama ainda acordado, o bebé passará a associar o ser deitado na cama com o processo de adormecer (Dicas para um sono tranquilo do recém-nascido). Lembre-se de colocar o bebé de barriga para cima e acomode a roupa da cama por forma a que não cubra a cabeça do bebé.
5. Dê tempo ao bebé para relaxar e adormecer
O bebé pode não adormecer assim que o colocar na cama ou mesmo nos minutos seguintes. O bebé precisa de tempo para se acomodar e passar pelo processo de adormecer. Se o bebé chorar porque não quer estar deitado, não pegue nele ao colo imediatamente. Aconchegue-o, fale com ele muito baixinho e faça suaves massagens no seu corpo. Se se sentir seguro e confortável, o bebé acabará por adormecer sozinho.
6. Cuidar do bebé durante a noite
Se tiver necessidade de alimentar ou trocar a fralda ao bebé durante a noite, interaja o menos possível com o ele. Use movimentos calmos, aqueça as mãos antes de mexer no bebé, não ligue a luz e não fale com ele.
7. Se o bebé chorar durante a noite, não vá a correr pegar-lhe ao colo
O bebé dorme por ciclos (por norma de 4-5 horas) sendo, por isso, natural que acorde durante a noite durante os primeiros meses de vida (Tabela do sono: quantas horas deve dormir o meu filho?).
Se o seu bebé chorar, dê-lhe alguns minutos para se autoconsolar. Aguarde e fique atenta para perceber se consegue voltar a adormecer sozinho. Se continuar a chorar, vá ao quarto para se certificar que está bem, mas não acenda a luz, não brinque, não fale ou pegue ao colo. Se o bebé ficar desesperado ou se mostrar incapaz de se acalmar sozinho, considere que poderá estar a sentir algum incómodo. Pode estar com fome, sujo ou molhado, febril ou mostrar qualquer outro sintoma de que não se está a sentir bem.
8. Habitue o seu bebé a dormir na sua própria cama e quarto
Segundo alguns especialistas, partilhar a cama com os pais (co-sleeping) não ajuda o bebé a desenvolver a necessária autonomia e segurança para conseguir dormir e voltar a adormecer sozinho durante a noite.
Apesar de este ser um tema muito controverso, a maioria dos especialistas está convencida que os riscos de partilhar a cama superam os benefícios. Partilhar a cama dos pais com o bebé é apontada como a principal causa de Síndrome de Morte Súbita do Lactente e de risco de asfixia, entre outras. Este risco aumenta consideravelmente se os adultos que partilham a cama fumarem, estiverem muito cansados, se tomaram medicamentos calmantes ou se ingeriram bebidas alcoólicas.
Bibliografia consultada: Sociedade Portuguesa de Pediatria (online). Página consultada a 15 de fevereiro de 201; Guia Completo do Sono para Bebés e Crianças Felizes, de Gina Ford, Bertrand Editora, Lisboa 2010